Economia

Quais os tipos de renda que existem?

A maioria das pessoas sobrevive com uma única fonte de renda, mas nem sempre isso é o suficiente para garantir sua saúde financeira. Em muitos casos, o salário pode não ser o bastante para dar conta de todas as despesas mensais, além de que é comum sentirmos necessidade de separar um dinheiro para lazer e gastos que não estão relacionados ao básico.

Diante dessa situação, a melhor alternativa seria apostar em fontes de renda complementares, que podem ser conquistadas paralelamente ao salário. Além de ajudarem a faturar mais ao longo do mês, elas também proporcionam mais segurança em caso de demissão, já que a renda mensal não estaria dependendo 100% da remuneração do trabalho.

Sendo assim, antes de escolher em qual renda complementar investir, é necessário entender bem suas variações. No geral, existem três tipos: renda ativa, passiva e vitalícia. As mais adequadas para o caso de quem está buscando formas de complementar seus ganhos mensais são as duas primeiras, já que a vitalícia se limita a alguns casos bem específicos.

Confira como cada uma dessas rendas se diferencia e as melhores formas de explorá-las:

Renda ativa

É o tipo mais comum de renda, sempre atrelada a alguma atividade remunerada. Aqui se encaixa o salário e toda a alternativa relacionada a trabalho, entre elas pró-labore, comissões, freelancing, vendas, bolsa de estudos, etc. Sendo assim, acaba sendo uma opção que depende muito do esforço pessoal de cada um.

Muitas pessoas possuem empregos que as impedem de assumir qualquer trabalho extra por fora, seja pela necessidade de estar na empresa a maior parte do dia ou por políticas da empresa. Por isso, complementar ganhos por renda ativa acaba dependendo muito da situação e das oportunidades de cada um.

Renda passiva

A renda passiva envolve ganhos adicionais que não dependem do esforço pessoal do indivíduo, ou seja, é o contrário da ativa. Aqui podem ser citados aluguéis, juros, rendimentos, patentes, direitos autorais, anúncios, aposentadoria, etc. É um dinheiro que será recebido de forma recorrente, sem a necessidade de trabalhar.

Essa é uma das alternativas mais interessantes, principalmente para pessoas que não podem assumir fontes de renda ativa adicionais. Em casos isolados de doença ou outras questões que impeçam de trabalhar, também se mostra uma opção segura.

Renda vitalícia

A renda vitalícia acaba sendo uma categoria semelhante à passiva, com o diferencial de que ela é ilimitada e será mantida até o fim da vida do indivíduo. Aqui podemos citar aposentadoria, tanto em previdência privada quanto pública, e qualquer tipo de pensão.