.

Público celebra lançamento do Prepara Maranhão; “Chance única de oportunidades para milhares de maranhenses”, comemora estudante

“É fundamental que o jovem maranhense participe dos programas que o Governo do Maranhão oferece ao público. É uma chance única de oportunidades para milhares de maranhenses”, disse a estudante Celianny Pessoa, ao parabenizar o lançamento da nova etapa do programa Trabalho Jovem – eixo Estágio Social: Prepara Maranhão -, realizado no último sábado (25), no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís.

A trajetória de Celianny Pessoa foi um dos destaques do evento. A estudante universitária iniciou no mercado de trabalho após participar do programa Trabalho Jovem, lançado em 2021, e começou um estágio na Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc). Atualmente, ela está entre os profissionais contratados da secretaria e se tornou Chefe do Serviço de Controle Contábil e Financeiro.

“Eu descobri o Programa Trabalho Jovem aos 18 anos, enquanto buscava nas mídias sociais uma oportunidade de estágio para capacitação profissional. Eu estava no 2º período do curso de Ciências Contábeis e, quando me inscrevi, fui selecionada para estagiar na Seinc. Eu acredito que esse programa fez com que gerasse muito mais que uma capacitação. Eu conheci pessoas, pude me desenvolver e acredito que essa é a proposta do Governo do Maranhão: fazer com que o jovem, já que temos um grande arsenal de energia, tenha uma transformação que possa mudar gerações e gerações”, agradeceu Celianny Pessoa.

O lançamento, realizado pelo Governo do Estado, contou com mais de 4 mil estudantes presentes para o sorteio de 5 mil vagas em diversas regiões do Maranhão.

O Prepara Maranhão oferece 5 mil vagas, com bolsas de estágio de R$ 600,00, para estudantes de 17 a 25 anos. Entre os municípios que contaram com o lançamento simultâneo desta etapa, estiveram: São Luís, Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Imperatriz, Timon, Caxias, Balsas e Colinas. As vagas sorteadas são voltadas ao Ensino Médio da Rede Pública Estadual.

A aprovação do Prepara Maranhão foi celebrada entre estudantes e professores presentes em todos os eventos de lançamento. Em São Luís, por exemplo, a docente Leonor Saboia, gestora auxiliar na Escola João Paulo Segundo, agradeceu o Governo do Estado pela oportunidade dada tanto aos seus discentes como a diversos alunos de todo o território maranhense.

“Participei desse evento imensamente feliz em poder trazer os nossos estudantes para tomarem conhecimento do Prepara Maranhão, que é de grande valor para a juventude maranhense, em especial aos nossos estudantes da escola pública, para terem a oportunidade de emprego, de trabalho e esclarecimentos acerca do mundo do trabalho. O Prepara Maranhão vem valorizar o trabalho do jovem num momento em que o país passa por uma crise muito grande, onde as famílias dos nossos estudantes passam por dificuldades. Então, é realmente um momento muito importante para a nossa juventude e para nós, gestores das escolas”, pontuou a professora.

Aluna da rede pública estadual de ensino, Ana Luíza Silva, de 18 anos, contou sobre a emoção de saber, ao vivo, que foi sorteada. “Fiquei muito feliz de ver meu nome na lista dos sorteados. Estou no terceirão, precisando me preparar para o mercado de trabalho. Não sei nem explicar o que estou sentindo aqui hoje, fazendo parte desse projeto, onde nós jovens vamos receber essa chance de trabalhar”, revelou a aluna do Escola João Paulo Segundo.

Representando o governador Carlos Brandão, o secretário Cassiano Pereira Júnior, da Seinc, parabenizou a iniciativa do Governo do Maranhão em, a cada ano, gerar cada vez mais oportunidades ao jovem maranhense. “Este lançamento, que realizamos em várias cidades do estado e que oferece milhares de oportunidades ao povo maranhense, é a comprovação da eficiência de um trabalho que vem sendo realizado há anos pelo Governo do Maranhão e que direciona o estado rumo ao desenvolvimento econômico, educacional e social”, destacou o secretário.

Prepara Maranhão

O programa Trabalho Jovem foi instituído pela Lei nº 11.384, de 16 de dezembro de 2020 e regulamentado pelo Decreto nº36.486, de 10 de fevereiro de 2021, com foco na geração direta de oportunidades aos jovens maranhenses.

A quantidade de vagas oferecidas entre os municípios contemplados foram de 200 a 3 mil vagas: Região Metropolitana de São Luís – Raposa, São José de Ribamar, São Luís e Paço do Lumiar (3 mil vagas); Imperatriz (700 vagas); Timon (400 vagas); Caxias (400 vagas); Balsas (300 vagas); e Colinas (200 vagas).

Os alunos sorteados atuarão em órgãos da administração pública estadual e a duração do estágio será de 6 meses. Para saber se foi contemplado, acesse o site preparamaranhao.ma.gov.br.

Cerimônia de lançamento

As cerimônias de lançamento do Prepara Maranhão aconteceram de forma simultânea e contaram com representantes das secretarias que executam conjuntamente esta nova etapa.

São Luís, contou com a presença do secretário de Estado da Indústria e Comércio – Cassiano Pereira Junior; Em Timon, foi a secretária Adjunta da Micro e Pequena Empresa, Luzia Rezende, da Seinc; Em Imperatriz, a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva; Já em Balsas, a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira; Caxias contou com a presença da secretária de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Lília Raquel Souza; e em Colinas, esteve o secretário de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência aos Servidores, Pedro Chagas.