Prototipando sonhos: o projeto que é capaz de transformar pela educação.
Todo mundo conhece alguém que tem uma vida diferente daquela que sonhou e que tem aquele sentimento de insatisfação porque não alcançou seus objetivos. Em contrapartida, todos temos potenciais talentos e não sabemos como desenvolvê-los e utilizá-los. Um desses caminhos é a Robótica, atividade educacional baseada na metodologia STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes/Design e Matemática) e incorporada à designe curricular do SESI e levada também às escolas públicas municipais
Nesse cenário, a rede de ensino SESI do Maranhão desempenha o papel de desenvolver a consciência das capacidades, escolhas, possibilidades e confiança dos seus alunos, sendo a ponte entre a infância e o início da vida adulta. O SESI acompanha o novo ritmo e as condições de aprendizagem apresentados pelos alunos.
Em robótica, as ciências exatas são tão importantes quanto saber se comunicar, ter empatia, resolver conflitos e ser colaborativo. E essas são habilidades que servem para a vida toda.
Pensando em compartilhar conhecimento com quem não têm acesso a esta tecnologia, o SESI-MA criou o projeto “A Robótica Prototipando Sonhos” que vai incentivar estudantes de escolas públicas e comunidades maranhenses a aprenderem pela metodologia em que a rede SESI de ensino é referência. O projeto é desenvolvido em itinerância pelos municípios maranhenses, levando as ferramentas de robótica para que crianças e adolescentes se tornem mais produtivos, inovadores e construtores de soluções para a sociedade.
“O desafio do projeto é difundir a metodologia da robótica e fortalecer a cultura maker no estado. Com o caminhão com a unidade móvel de robótica a ideia é possibilitar o acesso à robótica para essas comunidades que dificilmente conseguem ter essa experiência. Inclusive os nossos alunos apadrinhados já vão participar do nosso torneio de Robótica nesse final de semana”, explicou o superintendente do SESI-MA, Diogo Lima.
A proposta do SESI é permitir que esses estudantes sejam inseridos no mundo da robótica de forma saudável e construtiva, equilibrando as exigências de passar conteúdos e conhecimentos, com a necessidade de estimular no aluno a confiança, a autoestima, as competências emocionais e sociais para compreender a si mesmo, interpretar e interagir com a realidade e, assim, superar os desafios da vida e construir o seu futuro sintonizado com as exigências do mercado de trabalho.
“O SESI por meio desse projeto, tem a importante tarefa de orientar os jovens, de guiá-los e ajudá-los, com as ferramentas da robótica, a transformar seus sonhos em realidade no decorrer de toda a vida, com serenidade e com o desenvolvimento de habilidades”, diz a assessora do Casarão da Indústria SESI-MA, Cybelle Noleto.
A aluna Giovanna Furtado Pestana do 8º ano do Colégio Militar do Corpo de Bombeiro 2 de Julho – Unidade XII – no município de Paço do Lumiar, que faz parte do projeto Prototipando Sonhos, vai participar pela primeira vez do Torneio pela equipe Shokitos, na função de pesquisadora.
“Eu nunca imaginei que iria participar de um projeto tão incrível como esse! A primeira coisa que aprendi com a robótica foi trabalhar em equipe pois era algo que eu precisava muito e aprendi também sobre programação. A minha expectativa é grande e eu espero que a gente consiga um bom resultado como equipe pioneira do nosso município nesse torneio. Eu só tenho a agradecer ao SESI por essa oportunidade”, conta Giovanna com empolgação.
Metodologia do projeto – As oficinas de robótica funcionam com 12h semanais de modo itinerante, atendendo à um cronograma previamente organizado. As equipes serão definidas pelas escolas apadrinhadas e validadas pelo SESI-MA durante as oficinas no caminhão da ROBÓTICA Itinerante.
Um professor e um assistente técnico fazem parte da equipe de profissionais que compõe o projeto. O caminhão de robótica itinerante é composto de cinco maletas SPIKE (principal); cinco maletas SPIKE (adicionais); um tapete de competição; dez notebooks; bancadas com cadeiras para dez lugares; uma TV de 50 polegadas e armários.
Vale lembrar que a etapa regional do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League Challenge (FLL) ocorrerá na unidade SESI Araçagi neste sábado e domingo (4 e 5) e vai reunir equipes do Maranhão, Piauí, Paraíba e Tocantins, com entrada gratuita para a comunidade.