Promotoria Itinerante realiza reunião com a Prefeitura de São Luís

O titular da Promotoria de Justiça Comunitária Itinerante, Vicente de Paulo Silva Martins, reuniu-se, na manhã desta quinta-feira, 4, com o prefeito Eduardo Braide e o secretário de governo municipal, Enéas Fernandes, para levar sugestões acerca de problemas identificados em bairros da capital, assim como ampliar a relação institucional entre o Ministério Público do Maranhão e a Prefeitura de São Luís.

De acordo com o promotor de justiça, a parceria entre as duas instituições é fundamental para promover a agilidade dos serviços prestados à população. Vicente Martins também destacou a importância de um interlocutor da Prefeitura junto à Promotoria, como forma de facilitar o canal de comunicação.

“O Ministério Público, por meio da Promotoria Itinerante, trabalha como um mediador entre as comunidades e a Prefeitura, levando as demandas da população ao Poder Público. Por isso, estreitar essa parceria, é um dos objetivos da reunião”, destacou Vicente Martins.

DEMANDAS

Um dos pontos apresentados aos novos gestores municipais é referente aos abrigos em pontos de ônibus. Segundo o ofício entregue pela Promotoria de Justiça, essa é “uma demanda ainda bastante deficitária”. O documento ressalta, também, que esse é um dos temas de maior reclamação da população, especialmente dos bairros mais afastados.

Outro aspecto abordado refere-se ao entorno das feiras e mercados públicos. Foi destacado que a ocupação desordenada de espaços próximos às feiras prejudica o tráfego dos transportes, ocasionando problemas no trânsito.

Sobre a questão, a Promotoria de Justiça Itinerante ressaltou a importância da atuação em conjunto das Secretarias de Urbanismo e da Agricultura, Pesca e Abastecimento, assim como da Vigilância Sanitária junto à Secretaria Municipal de Saúde.

O prefeito destacou a importância do trabalho e das questões levantadas pela Promotoria, como um meio de resolver os problemas existentes nos bairros da capital.

“Ainda não conseguimos reunir as lideranças comunitárias, por isso as demandas apresentadas facilitarão o processo da prestação dos serviços públicos. Na medida em que as recomendações forem atendidas, comunicaremos ao Ministério Público”, disse Eduardo Braide.

Na ocasião, o secretário de governo foi designado como o interlocutor da Prefeitura junto à Promotoria Itinerante. Ele ressaltou que será ampliada a parceria junto ao Ministério Público.

“É muito importante essa interlocução entre as duas instituições. Assim, poderemos oficiar o MPMA nas ações referentes à Promotoria Itinerante, bem como trabalhar em conjunto com as Secretarias municipais para dar agilidade ao processo”, disse Enéas Fernandes.