Projetos apoiados pela Suzano beneficiaram mais de 10 mil pessoas em 2019

Por meio de projetos voltados à geração de renda, fomento à educação, valorização cultural e preservação ambiental, a Suzano direciona esforços para contribuir no crescimento sustentável das comunidades onde está presente. Em 2019, mais de 10 mil pessoas foram beneficiadas direta e indiretamente nos estados do Maranhão, Tocantins e Pará.

Segundo Ana Pulito, Coordenadora Socioambiental da Suzano, o relacionamento com a comunidade permite a compreensão dos atributos, particularidades e as necessidades da região, o que dá origem à projetos consistentes e estruturantes. “Mantemos um diálogo aberto e constante com as partes envolvidas, sempre baseado na transparência. É esse processo de entender suas percepções e expectativas que nos indica por onde devemos ir. O nosso objetivo é desenvolver um trabalho relevante na esfera social e ambiental da comunidade”, reforça.

Conheça os principais projetos apoiados pela Suzano, que impactam positivamente a vida de centenas de pessoas.

Programa de Desenvolvimento Rural Territorial – Iniciativa que capacita agricultores e estimula o uso de tecnologias de cultivo de baixo custo e menor impacto ambiental, com base no conceito de agroecologia. O programa está presente em 11 comunidades, beneficiando mais de 400 famílias. Além Maranhão, em 2019, a iniciativa foi ampliada para os estados do Pará e Tocantins.

Projeto Extrativismo Sustentável – Beneficia mais de 200 famílias nas comunidades Olho D’Água, Coquelândia, São Félix, Petrolina, RESEX Ciriaco e KM 1700. Atua com foco no apoio e fortalecimento dos extrativistas de produtos florestais não madeireiros e resgate de práticas tradicionais, motivando a gestão, produção e comercialização de produtos diversos advindos principalmente do coco babaçu e açaí. Em 2019, iniciamos o Projeto Pindowa no qual foram promovidas mais de 1.000 horas em oficinas com o intuito de capacitar o grupo em artesanato. Como resultado, foram produzidos sabonetes artesanais, cestos de palha de babaçu, bolsas e outros itens com palha de buriti, flores com tecido em tingimento vegetal, entre outros expostos na 2° Mostra Matriz Brasileira, em São Paulo, no Instituto Tomie Ohtake.

Colmeias – Presente nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins, a iniciativa tem como foco principal o fortalecimento da apicultura e o crescimento da cadeia apícula. Com ótima aceitação, beneficia atualmente 66 famílias de três comunidades diferentes.

Programa de Educação – Em 2019, foi implantado em Imperatriz a Parceria pela Valorização da Educação. A iniciativa tem como objetivo contribuir positivamente na aprendizagem de jovens e crianças da região, atuando como um apoio à gestão educacional, por meio de qualificação prática, e incentivo à mobilização social. A frente de mobilização busca maior participação da comunidade nas decisões e ações que têm impacto na aprendizagem dos alunos da rede de ensino municipal. Em 2019, o programa alcançou a marca de mais de 9 mil pessoas beneficiadas diretamente ou indiretamente. Desses 9 mil, mais de 900 pessoas foram envolvidas nas ações de mobilização social.

Educação Ambiental – Através de aulas e ações de sensibilização, implantamos o Escola de Heróis em oito escolas de oito municípios dos estados do Maranhão, Pará e Tocantins em 2019. O ciclo de aprendizagem tem duração de três meses e aborda em seis módulos de aprendizagem diversos assuntos relacionados à preservação e melhoria do meio ambiente, da qualidade de vida, além de outros valores ligados à cultura e sustentabilidade. Foram 608 alunos envolvidos diretamente apenas em 2019.

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.