Projeto Teia Folia promove sustentabilidade no Carnaval de Itapecuru-Mirim

Promovido pela 2ª Vara de Justiça da Comarca de Itapecuru-Mirim, com o apoio de entidades públicas, privadas e associações,  o projeto “Teia de Sustentabilidade: Cidadania, Justiça e Responsabilidade Social” recebeu uma versão especial no período do carnaval: o “Teia Folia 2023”. A unidade judicial tem como juíza titular, Mirella Cezar Freitas.

A iniciativa – em parceria com o Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Maranhão, presidido pelo desembargador Jorge Rachid – visou contribuir para a realização de um carnaval mais sustentável, com ações de coleta seletiva e conscientização dos foliões para condutas simples, mas que geram um grande impacto ambiental e social. 

As atividades efetivadas no carnaval foram baseadas nas cinco principais ações do projeto: ação lixo zero; implantação de coleta seletiva e ecopontos; criação e fortalecimento das cooperativas de catadores de recicláveis; educação ambiental e fim dos “lixões” e efetivação dos aterros sanitários.

Além disso, uma série de orientações aos foliões também foram divulgadas na imprensa local e nas mídias sociais com a finalidade de esclarecimento quanto ao combate à violência contra mulher, obediência à lei do silêncio e prevenção da proteção sonora, bem como, perigo da mistura de álcool e direção.

A ação também promoveu a conscientização dos itapecuruenses sobre a preservação do rio Itapecuru, considerado um dos mais importantes rios do Estado do Maranhão. O descarte incorreto dos resíduos sólidos poluem o rio e afetam sobremaneira o ecossistema da região. 

A “teia” conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itapecuru-Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; da Procuradoria Geral da Justiça; da Secretaria Estadual de Meio Ambiente; das Cooperativas de Catadores de Recicláveis e da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

SOBRE O PROJETO

O projeto “Teia da Sustentabilidade” tem a finalidade de contribuir para a prevenção e controle da poluição, bem como à recuperação e preservação do meio ambiente, à inclusão social e promoção da saúde, assegurando a toda sociedade itapecuruense o uso adequado e racional do ecossistema.

O projeto materializou o conceito de responsabilidade compartilhada, ocasião em que foram priorizadas a valorização de todos os atores envolvidos, bem como, a busca por soluções colaborativas, sempre visando cumprir as determinações da Política Nacional dos Resíduos Sólidos e agregar valores de justiça social, econômica e ambiental.

O grande desafio que se mantém até o presente momento é a compreensão de que a mudança depende de pequenas atitudes cotidianas protagonizadas por todos os integrantes da nossa sociedade e que impactarão de forma positiva nas questões ambientais e econômicas.

O “Teia Folia” foi a primeira ação do ano do projeto. No decorrer do ano de 2023, a ideia é expandir a fabricação das “ecobags” para as malharias da Associação de Proteção aos Condenados de Itapecuru-Mirim e Unidade Prisional de Ressocialização de Itapecuru-Mirim aumentando a produção, capacitando os internos para mais um ofício e intensificando a distribuição e utilização das “ecobags” na cidade.