Carnaval do Maranhão 2023 se consagra sucesso de público, geração de renda e variedade de atrações

O grande fluxo de pessoas na programação do Carnaval do Maranhão 2023 impactou na economia e turismo locais. Dos dias 17 a 21 de fevereiro, os circuitos oficiais das avenidas Beira-Mar e Litorânea, além de festividades nos municípios, atraíram milhares de pessoas. Atrações nacionais e locais garantiram a animação de quem prestigiou a festa. Paralelo à diversão, centenas de pessoas aproveitaram o momento para obter renda extra. 

O governador Carlos Brandão acompanhou a agenda carnavalesca e marcou presença, entre outros, no circuito na Avenida Beira-Mar. Ele pontuou a importância do período para o Maranhão. “Nosso Carnaval encerrou com grande sucesso, nos circuitos das avenidas Litorânea e Beira-Mar. Foi uma vasta e diversificada programação, uma verdadeira festa de confraternização e segurança. Uma multidão participando, brincando satisfeita e outros trabalhando e garantindo uma renda extra. Sem dúvidas, um dos maiores carnavais do país”, ressaltou o governador Carlos Brandão.

Nesta retomada das festividades, a ocupação nos hotéis chegou a 80%, em São Luís, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-MA). O fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, também foi intenso durante a temporada. Levantamento feito pela CCR Aeroportos, concessionária que administra o local, aponta cerca de 20 mil passageiros embarcando e desembarcando, no período. 

“O governador Carlos Brandão realizou o maior Carnaval, onde todos prestigiaram e se divertiram. Paralelamente, foi uma oportunidade para o desenvolvimento de novos projetos e atividades econômicas na região”, pontuou o titular da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Paulo Matos.

“O Carnaval atrai turistas, gera renda e cria muitos empregos em vários setores. O Governo do Estado ampliou essas possibilidades com uma vasta agenda de atrações, distribuídas em pontos estratégicos da Grande Ilha e nos municípios, garantindo assim diversão, mas também, trabalho e renda aos maranhenses, neste período”, observou secretário de Estado da Cultura (Secma), Yuri Arruda. 

A programação cheia de atrações nacionais e locais, fizeram o público sacudir nestes dias de agenda do Carnaval do Maranhão 2023. Uma variedade de músicos mostrou seu talento e animação nos trios dos circuitos. A cantora Vanessa da Mata foi uma destas atrações. Ela se apresentou na noite de terça-feira (21), encerramento das festividades, no Bloco Bitencá e Acolá, da maranhense Flávia Bittencourt. 

“Agradeço a todos que fizeram com que essa grande festa fosse possível. À Polícia Militar, que garantiu a segurança de todos, aos músicos, aos garis que mantiveram a cidade limpa, ao público, que manteve esse calor e essa alegria. Obrigada pelo carinho de vocês todos, e a gente participou de tudo isso, por causa de uma turma gigantesca que trabalhou para que tudo acontecesse. Cada um de vocês é muito importante para a gente”, destacou a cantora Vanessa da Mata.

“Estamos muito felizes, no último dia de carnaval, uma grande expectativa. Após uma temporada no Rio de Janeiro, precisava encerrar aqui na minha terra. E nessa nossa agenda, do Bloco Bitencá e Acolá, fizemos a dobradinha de Vanessa da Mata, que, como sempre, veio com uma energia surreal. Muito bom, muito feliz em estar fazendo parte do Carnaval do Maranhão”, destacou Flávia Bittencourt.

Segurança

O governo do Estado disponibilizou efetivo reforçado para a segurança no período, na capital e demais espaços onde houve programação. Sob coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), foram mais de 11,5 mil policiais militares em veículos, motocicletas, viaturas e também, a pé. 

“Assim como ocorreu na pré-folia, a segurança foi garantida na agenda oficial do Carnaval do Maranhão 2023. Nosso efetivo foi reforçado, considerando a movimentação dos circuitos e as visitações de turistas. Seguindo a determinação do governador Carlos Brandão, garantimos uma folia segura para todos. Os foliões puderam se divertir com alegria, paz e segurança”, pontuou o titular da SSP-MA, Sílvio Leite. 

Serão feitas barreiras policiais nas manhãs, tardes e noites destas próximas duas semanas. Nas barreiras, o policiamento vai retirar armas de circulação e fazer apreensão de drogas. Outra ação realizada será a segurança ostensiva nos pontos de festa. A fim de garantir o efetivo, foram convocados policiais militares que atuam nos setores administrativos. 

Haverá barreiras da Lei Seca em pontos estratégicos, principalmente na Região Metropolitana de São Luís. O policiamento realizará teste do bafômetro, e caso o resultado seja positivo, haverá encaminhamento do condutor à delegacia, onde será lavrado auto de infração.

Transporte garantido

No conjunto de ações do governo para fortalecimento do Carnaval do Maranhão 2023, foi garantida a gratuidade no transporte aquaviário durante o período, por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). No sistema de ferryboat, a gratuidade alcançou passageiros e veículos, nos dias 18, no sentido Baixada Maranhense, rumo ao Terminal do Cujupe, em Alcântara; e no dia 22, Quarta-feira de Cinzas, no sentido São Luís, rumo ao Terminal da Ponta da Espera. No semiurbano coletivo, usuários da Região Metropolitana de São Luís também aproveitaram a gratuidade no deslocamento nos dias 18 e 19, para prestigiar a programação na capital. 

“Essa gratuidade foi importante não só para que as pessoas pudessem participar do carnaval, mas para a movimentação da economia. Muita gente veio da Baixada trabalhar como ambulante, ou seja, um incentivo muito grande”, avaliou o presidente da MOB, Gilberto Lins. 

Para quem aproveitou a medida, foi uma ação acertada do governo do Maranhão. “Uma medida que ajudou a fortalecer o carnaval e atender até mesmo questões sociais. Eu achei super interessante a questão da gratuidade, por ser também social no sentido de otimizar a festa e ajudar o pessoal a se divertir, oferecendo o transporte. O governo do Estado é nota 10”, enfatizou a passageira Leilane Andrade.

O passageiro Paulo Sérgio destacou “o quanto a gratuidade beneficiou os maranhenses, principalmente, aqueles que necessitam atravessar com os seus veículos, pois, só a passagem já é uma economia muito grande, ainda mais, para quem tem o carro para atravessar”, destacou.

Saúde

Durante o período da agenda carnavalesca, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), disponibilizou um Hospital de Campanha, para atendimento dos casos de urgência e emergência. De sábado (18) até terça-feira (21), das 18h às 3 da manhã, o serviço ficou disponível na Praça Maria Aragão, com uma ambulância, 10 leitos clínicos, cinco poltronas para atendimento, equipe com médico, enfermeiros, técnicos em enfermagem, técnico em higienização e vigilância. No Circuito Litorânea, a SES destacou uma ambulância para atendimento dos foliões.

“Tivemos uma programação de Carnaval com suporte no atendimento à saúde dos foliões, disponibilizado tanto no circuito Beira-Mar, quanto na Avenida Litorânea. Quem saiu para brincar pode se sentir seguro com a presença deste aparato, que se somou aos demais garantidos pelo Governo do Estado.  O Hospital de Campanha atendeu quem passou mal ou que tenha sofrido algum tipo de ferimento, sendo tratado no local, ou se fosse o caso, encaminhado à rede de saúde”, explicou o titular da SES, Tiago Fernandes.  

Economia movimentada

Para atender a esta grande demanda, o governo, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), promoveu o programa Mais Renda. Cerca de 40 pessoas foram cadastradas para trabalhar nos circuitos carnavalescos na venda de alimentos – lanches, refeições, churrasquinho, bebidas e outros itens do ramo.  

“Por meio do Mais Renda estamos inserindo microempreendedores em grandes eventos do Maranhão, a exemplo agora das festividades do Carnaval. O Governo do Estado quer fortalecer o empreendimento desses trabalhadores, a fim de torná-los, em um futuro próximo, grandes modelos de negócio e a participação nos eventos realizados pela gestão é um caminho”, ressaltou o titular da Sedes, Paulo Casé.