Projeto Inova Sindicatos fortalece a indústria maranhense com inovação e associativismo
SÃO LUÍS – A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) colocou em prática o Projeto Inova Sindicatos, uma iniciativa estratégica que visa impulsionar a inovação e a competitividade na indústria maranhense. Com foco na otimização da gestão dos sindicatos patronais e no fortalecimento do associativismo, o projeto se destaca pelos eixos de atuação nas Cadeias Produtivas, Gestão Estratégica, Ecossistemas e Gestão Inovadora. Cada eixo tem como objetivo contribuir para o melhor posicionamento dos Sindicatos no mercado, desenvolver a estrutura organizacional para otimização dos processos de gestão e promover o crescimento sustentável dos negócios.
Segundo a coordenadora Técnica Executiva da FIEMA, Roberta Tanus, o principal objetivo do Projeto Inova Sindicatos é fomentar a competitividade de Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas (MEs), Empresas de Pequeno Porte (EPPs) e outros empreendedores maranhenses, fortalecendo a gestão dos sindicatos patronais e incentivando o associativismo na indústria local.
O projeto, que é conduzido pelo Núcleo de Associativismo e Negócios (NAN) da FIEMA, conta com a parceria do SEBRAE-MA. Já o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA), que integra o Sistema FIEMA, é o responsável pela operacionalização das ações. Espera-se que o Projeto Inova Sindicatos promova o desenvolvimento econômico da região, garantindo a representatividade assertiva das empresas associadas, fomentando a inovação nos Sindicatos Patronais e contribuindo para a competitividade e sustentabilidade dos negócios locais.
“A inovação e o associativismo são pilares essenciais para o fortalecimento do setor industrial no Maranhão, e o Projeto Inova Sindicatos surge como uma iniciativa estratégica para impulsionar a transformação sindical e promover o crescimento sustentável da indústria local”, afirma Roberta Tanus.
EIXOS – O Projeto Inova Sindicato tem prazo de execução de um ano e tem 3 mil horas de carga horária divididas entre os quatro eixos prioritários. No total, participam 22 sindicatos filiados à FIEMA em todo o estado.
No eixo Cadeias Produtivas a iniciativa busca identificar as características comuns dos processos organizacionais desenvolvidos por diferentes produtores de uma mesma cadeia produtiva. São exemplos o intercâmbio de mão de obra técnica, parâmetros regulatórios setoriais, atuação comum em órgãos representativos e o fomento de instituições de ensino e de qualificação. O mapeamento das cadeias produtivas permite, primeiramente, a visão clara de todas as etapas dos processos, assim como as especificidades dos processos produtivos em uma determinada delimitação geográfica para que posteriormente possam ser realizadas intervenções. O mapeamento das cadeias produtivas permite o desenho do panorama realístico dos setores produtivos.
Já no Eixo Gestão Estratégica o objetivo é fortalecer os sindicatos patronais por meio da adoção
de ferramentas de gestão ágeis e desburocratizadas que reflitam na atuação junto às
empresas sindicalizadas. Em outras palavras, o Projeto Inova Sindicato busca estimular a competitividade das indústrias maranhenses, em especial das micro e pequenas. Planejamento estratégico ágil e enxuto, Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) Sindical, indicadores de performance e capacitação estão entre as ações do Eixo Gestão Estratégica.
Enquanto o Eixo Cadeias Produtivas atua na melhoria dos processos, já com o Eixo Ecossistemas o objetivo estreitar o relacionamento com os atores dos ecossistemas por meio de ações e projetos inovadores. A cooperação é a base do funcionamento assertivo dos ecossistemas e o fomento à cooperação pode ser realizada no âmbito das organizações de representação, como os sindicatos patronais. Neste eixo, os ecossistemas serão mapeados e planos de atuação inovadora serão desenvolvidos e implementados com o auxílio dos sindicatos e das entidades do Sistema FIEMA (SESI, SENAI e IEL).
O quarto eixo é Gestão Inovadora e está estruturado nos pilares mobilização sindical, defesa de interesses e processos sucessórios e visa institucionalizar práticas inovadoras no âmbito dos objetivos organizacionais dos sindicatos patronais. O que a FIEMA espera com essas ações é o desenvolvimento econômico local, já que os principais beneficiários com o fortalecimento das estruturas associativas são as micro e pequenas empresas.