Projeto de Marlon Botão cria o Dia do Técnico Industrial e reconhece profissionais do segmento
O vereador Marlon Botão (PSB) apresentou projeto de lei que presta homenagem aos profissionais técnicos da capital. A proposta é valorizar e reconhecer esta categoria, que contribui, expressivamente, para a economia da cidade e do estado. O texto foi apresentado na Câmara Municipal de São Luís e está em tramitação. O parlamentar propõe a data de 23 de setembro como Dia do Técnico Industrial.
“Queremos reconhecer estes valorosos profissionais técnicos industriais que colaboram incisivamente para o desenvolvimento socioeconômico do país, e, em especial, os ludovicenses. Essa categoria é muito importante pelo seu desempenho no planejamento, organização e execução de serviços e projetos das áreas técnicas, que facilitam a vida das pessoas”, ressalta o vereador Marlon Botão.
Os técnicos industriais estão enquadrados no setor secundário da indústria de transformação. Há cerca de 100 modalidades cadastradas no Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT). São essas modalidades, que com seu conjunto de disciplinas, compõem as chamadas competências curriculares, dando origem aos cursos ministrados pelas escolas técnicas. O técnico industrial é o profissional capaz de entender, instalar, adaptar e dar manutenção em processos industriais, transferindo conhecimentos e habilidades para fazer frente à constante evolução tecnológica.
“Considerando que hoje em dia, praticamente todas as áreas de atividade industrial encontram-se automatizadas, esse profissional tem uma grande área de atuação disponível e dada essa participação na economia e na facilitação da vida das populações, entendo que devemos prestar esta justa homenagem”, pontuou Marlon Botão.
Data nacional
O Dia do Técnico Industrial, data nacional, foi criada em 1968 pela Lei 5.524 e por meio do Decreto 90.922/85, que regulamenta a profissão. O intuito era ressaltar a sua importância no desenvolvimento da indústria nacional.