Programa Travessia comemora sétimo aniversário com Baile da Inclusão e anúncio de aumento dos atendimentos.

O programa Travessia comemorou, na quinta-feira (16), o seu sétimo aniversário por meio do Baile de Pré-Carnaval Inclusivo, com atividades e atrações culturais aos usuários do projeto, no Centro Social dos Servidores do Estado do Maranhão, no bairro do Calhau, em São Luís. Na ocasião, foi anunciada a ampliação dos atendimentos do programa estadual.

O Travessia oferece transporte gratuito, porta a porta, aos participantes, possibilitando o acesso a serviços de saúde, educação, trabalho e lazer para pessoas com deficiência, crianças com micro e hidrocefalia e outras doenças neurológicas, além de idosos e pessoas hipossuficientes em 46 municípios do estado.

Na oportunidade, o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Gilberto Lins Neto, anunciou que a oferta de atendimentos será estendida às pessoas com doenças cognitivas, como autismo e Síndrome de Down.

“Hoje, o programa Travessia completa 7 anos, com um baile lindo e a gente anunciando novidades que são a inclusão de novos públicos, como as pessoas com autismo e Síndrome de Down. É o Governo do Estado, de forma sensível à causa, buscando melhorar o programa cada vez mais”, comemorou o presidente da MOB.

A embaixadora do Travessia, a advogada e suplente de deputada estadual Isabelle Passinho, que é pessoa com deficiência, pontua que, por meio do programa, o Governo do Maranhão também consegue promover cidadania, acesso ao lazer e à cultura.

“É um momento lindo que registra o compromisso do Governo do Estado do Maranhão com toda a população, incluindo aquelas pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Um baile como este, que é só alegria, é também um direito, é cidadania, porque lazer, prazer e cultura é para todo mundo. Hoje, o Governo do Estado está provando isso!”, pontuou Isabelle Passinho.

Usuária do Travessia, Ana Beatriz Ferreira fala da importância que o Baile de Pré-Carnaval Inclusivo teve ao proporcionar bem-estar psicológico, incentivo à socialização e à independência das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

“Este baile está sendo muito legal, é um incentivo do Travessia em proporcionar um bem-estar a todos os cadeirantes e especiais que gostam e se animam bastante. A gente tem que se animar, ficar só em casa não dá!”, afirmou Ana Beatriz.