Programa TransformAgora é realizado na cidade de Timon
A cidade de Timon recebeu nesta terça-feira, 22, no Supremus Eventos, mais uma ação do programa TransformAgora. A iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), em parceria com o Ministério Público do Maranhão (MPMA), Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), Controladoria Geral da União (CGU) e Secretaria de Estado da Indústria e Comércio e Energia (Seinc), busca discutir a importância da ética e integridade no meio empresarial.
A programação contou com a palestra “Corrupção: o concorrente desleal do mercado. Proteja sua empresa e conquiste melhores oportunidades!”, que abordou a relevância da ética e da integridade empresarial. O palestrante foi o analista do Sebrae Nacional Gilberto Sokoloski Júnior. Ele é administrador, especialista em Comércio Exterior e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.
A palestra foi seguida de um painel de debates com as instituições parceiras, lideranças públicas e privadas locais sobre a manutenção de um ambiente favorável ao compliance. Entre os destaques está a importância da implementação da cultura dos controles internos nas gestões empresariais e públicas como fator gerador de riqueza ao município, de forma que os entes envolvidos estejam aptos a atuarem nesse sentido.
Além de Timon, outras seis cidades do estado receberam a programação do TransformAgora, durante o mês de fevereiro: Imperatriz, no dia 7; Açailândia (8), Balsas (10), Bacabal (15), Pinheiro (17) e São Luís (18).
PREVENÇÃO
O promotor de justiça Marco Aurélio Batista Barros, coordenador do projeto “Ética e Integridade Empresarial na Prevenção da Corrupção” no MPMA, ressaltou a importância da ética e da integridade como valores essenciais para as empresas, sendo uma exigência do mercado atual. “Sabemos que 5% do PIB mundial vai para a corrupção e todos nós reclamamos disso. Então, é algo que precisa começar por nós mesmos, das empresas enxergarem a necessidade da implementação dos programas de integridade. Além disso, do ponto de vista do Ministério Público, o programa é importante porque tem a finalidade de prevenir a corrupção. Com empresas íntegras, teremos um ambiente social mais íntegro”.
Marco Aurélio Barros também fez uma avaliação desta etapa do programa, que passou pelas cidades de Imperatriz, Açailândia, Balsas, Bacabal, Pinheiro, São Luís e Timon: “Foi uma verdadeira caravana da cidadania. Por todos os lugares em que passamos houve uma adesão muito grande ao programa tanto do setor público quanto do empresariado local. A nossa intenção foi congregar essas lideranças para que propaguem esses valores nos setores empresarial e industrial para que o Maranhão se insira nesse contexto nacional e mundial do compliance”, declarou.
Para o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, a atuação proativa na prevenção da corrupção é um incentivo para o desenvolvimento do Maranhão. Como exemplo de ação de transparência na gestão pública, ele citou a transmissão ao vivo dos processos licitatórios do Ministério Público maranhense. “Nós temos que orientar as instituições públicas e as empresas privadas. Demonstrar a importância da transparência e fazemos isso dando exemplo em nossas licitações. O Maranhão precisa crescer e esse esforço inicia com posturas que previnam e afastem a corrupção. Fazer isso é estar ao lado do povo”, afirmou.
Presente na mesa solene, a prefeita de Timon, Dinair Veloso, ressaltou a importância das parcerias para o fomento da transparência e da legalidade para o bem social. “Quando se pensa em um desenvolvimento econômico, precisamos pensar em um desenvolvimento sustentável. A cidade de Timon tem o orgulho de dizer que conseguiu avançar graças a importantes parcerias como a do Sebrae e do Ministério Público, que sempre trabalham de forma educativa e preventiva”, disse.
Do Ministério Público também estiveram presentes à programação em Timon a coordenadora do Centro de Apoio Administrativo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa (CAOp-ProAd), Nahyma Ribeiro Abas; e a chefe de gabinete da Procuradoria Geral de Justiça, Theresa Muniz de La Iglesia.