Programa Parceria pela Valorização da Educação – PVE celebra o encerramento do ciclo formativo 2019 em Imperatriz

Com o objetivo de incentivar e apoiar a melhoria da qualidade da educação pública, o PVE atua em duas frentes, qualificação da gestão educacional e escolar, e engajamento de pessoas comuns nas práticas que impulsionem os resultados positivos dentro das escolas através de ações sóciopedagógicas nas comunidades.

Destaca-se que a mobilização social nas comunidades, a qualificação das práticas de gestão educacional e escolar por meio do Programa Parceria pela Valorização da Educação – PVE, apoiado pela Suzano, seguramente alcançaram resultados que refletirão nas avaliações da rede de ensino, e para comemorar essas conquistas, aconteceu hoje, 25/11, no Palácio do Comércio, a exposição das boas práticas realizadas durante o ano e a celebração do fechamento das atividades do ciclo formativo 2019.

Durante o ano, 15 escolas foram escolhidas para desenvolver a metodologia do PVE como projeto piloto, beneficiando mais de 7.541 alunos da rede pública neste primeiro momento. A metodologia aplicada é dividida em quatro ciclos de formação, conta com auxílio de profissionais para otimizar os processos educacionais e alcançar a melhoria na qualidade do ensino, direcionado a gestores escolar, técnicos da secretaria municipal de educação, Jovens e lideranças das comunidades locais.

Para a Coordenadora do Desenvolvimento Social da Suzano – UN MA, Ana Paula Pulito Silva, o programa é um importante parceiro da educação que veio impulsionar a região. “O PVE atua em parcerias, qualificando a gestão Educacional e Escolar, provocando e apoiando os munícipes (lideranças comunitárias) para que possam somar em iniciativas que venham melhorar a qualidade no ensino dos nossos alunos, criando uma rotina de ações sociopedagógicas e culturais nas comunidades, sensibilizando e fortalecendo o trabalho de voluntariado”, disse.

Em 2019, foram realizadas diversas ações nas comunidades onde as escolas estão situadas, como destaque tivemos “PVE e o Cordel Encantado”, que além de incentivar a leitura e produção textual, auxiliaram no resgate cultural da literatura de cordel, com participação direta de mais de 60 jovens no evento. O “Dia da Educação pela Vida”, voltado para a sensibilização da comunidade com relação à depressão e o suicídio, bem como a “Feira de Profissões” que despertou nos alunos do povoado de Coquelândia e São Felix o interesse em se dedicar aos estudos para escolher uma futura carreira.

O PVE promove ações de articulação e mobilização de públicos internos e externos, visando contribuir para a qualificação da educação pública em municípios em que empresas parceiras e a Suzano atuam. Atualmente, o trabalho ocorre em 101 municípios em todo o País, sendo imperatriz a primeira cidade do Estado do Maranhão, destacando o interesse da Suzano em ampliação já para 2020 pois acredita que a educação formal é a base do desenvolvimento social e econômico do País.

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.