O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Programa Nosso Centro dará um colorido especial aos casarões da capital maranhense

Como parte da execução do projeto Cores da Cidade, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma), em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), realizou, na terça-feira (02), o lançamento oficial da primeira fase do projeto, que vai oferecer serviços de pintura e melhoria de fachadas em 31 imóveis particulares do Centro Histórico da capital maranhense. A ação, que ocorrerá nos próximos meses, integra as atividades do programa Nosso Centro e vai proporcionar um colorido especial às ruas.

O lançamento do projeto Cores da Cidade aconteceu com a visita dos secretários de Estado de Cultura, Anderson Lindoso, e o de Turismo, Catulé Júnior, que vistoriaram o início dos trabalhos em casarões localizados nas ruas Padre Antônio e Oscar Galvão, duas das oito vias que receberão intervenções na primeira etapa do projeto.

Catulé Júnior ressaltou que o projeto Cores da Cidade é mais um aliado na preservação do Centro Histórico de São Luís e dará um brilho diferenciado ao turismo maranhense. “O Centro Histórico é uma área que desperta interesse de todos os visitantes, e essa ação, promovida pelo o Governo do Estado do Maranhão, tem como objetivo a preservação e revitalização da nossa história e cultura, transmitindo a identidade do povo maranhense e renovando o sentimento de pertencimento dos moradores do local”, afirmou.

De acordo com o secretário Anderson Lindoso, o Cores da Cidade é uma iniciativa que visa revitalizar a área do Centro Histórico de São Luís “É mais uma ação, dentro do programa Nosso Centro, para que a gente possa, de forma sustentável, dar mais habitação, movimentação econômica e ocupação nessa região. Aqui, nessas ruas, nós estamos pintando as casas de particulares para que elas possam ter mais vida nesse bairro, trazer mais o sentimento de pertencimento e, com base nesse trabalho, elas possam preservar cada vez mais o nosso patrimônio histórico”, pontuou.

Nosso Centro

Consolidado como o maior pacote de obras e intervenções no Centro Histórico de São Luís, o programa Nosso Centro tem ações em andamento, no total de R$ 48,9 milhões.

Nos anos de 2019 e 2020, a Setur, por meio do Programa Mais Qualificação e Turismo, qualificou 317 pessoas do Centro Histórico, inseridas no programa. Técnicos da Setur estão criando roteiros para serem lançados após as fases requalificação do Nosso Centro.

Como parte das ações do programa Nosso Centro, o aplicativo Maranhão de Encantos, entregue em fevereiro de 2020, está disponível para ser baixado no Google Play e no Apple Store. Na plataforma, o usuário escolhe o idioma (português, espanhol e inglês), a cidade que quer conhecer e tem acesso a informações sobre praças, igrejas, casas de cultura, com a opção de dicas de roteiro de acordo com quantidade de dias e região que estará no Maranhão.

Com diversas cidades mapeadas, o App oferece a possibilidade de montar sua lista de locais favoritos a conhecer e também avisará sobre eventos como Carnaval, São João, Mais Viver Praia, dentre outros.