Programa Miniempresa da JA Maranhão incentiva o empreendedorismo entre estudantes

Incentivar a capacidade empreendedora na juventude é o objetivo da Junior Achievement Maranhão  – ONG mundial que busca promover a educação financeira, preparação para o mercado de trabalho e o empreendedorismo entre jovens por meio de atividades práticas em instituições de ensino públicas e privadas – com a realização do programa Miniempresa no Colégio Educallis do Calhau no Colégio Militar Tiradentes I. Ao todo, 70 alunos estão participando da edição desse ano durante encontros semanais aos sábados. 

O programa, que tem duração de 15 semanas, está entrando na reta final e tem previsão de encerrar as atividades em novembro. Ao longo do seu período de execução, os estudantes montam uma miniempresa e desenvolvem todo o processo de gestão do negócio. Também faz parte da atividade, uma minifeira onde os produtos serão comercializados. 

Por meio do método aprender-fazendo os alunos foram estimulados a montar suas próprias estratégias de produção e venda de produtos, vivenciando, na prática, o universo o empreendedorismo, tornando cada participante em um miniempresário. 

A estudante do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Militar, Evellyn de Carvalho, 15 anos, é uma das participantes do programa. Para ela, o Miniempresa tem proporcionado muitos aprendizados entre os quais o de trabalhar em equipe e lidar com personalidades diferentes. “Isso tem sido muito desafiador e o programa nos auxilia na evolução desse processo”, destacou.

Independente da área profissional a ser escolhida, Evellyn diz não ter dúvidas de que ter participado do Miniempresa será um divisor de água em sua vida. “O programa permite que portas mentais se abram, fazendo com que aprendamos a nos comportar melhor em determinadas situações e ambientes”, disse.

Prestes a concluir o programa, a estudante afirma que conhecer como funciona, na prática, uma empresa tem sido bastante enriquecedor. “Também percebi que passamos por situações parecidas, em uma escala menor, mas que nos ajudam a ter um panorama sobre como lidar com tais responsabilidades”, pontuou.

Evellyn disse, ainda, que antes de participar do programa não pensava em empreender, mas com o Miniempresa essa opção passou a ser considerada pela estudante.     

Outra participante do programa, a estudante do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Educalis, Melissa Tomaz, 16 anos, também diz estar sendo bastante proveitosa a experiência de participar no Miniempresa. “Estou aprimorando várias habilidades e desenvolvendo outras que ainda não possuía e que são extremamente importantes no mercado de trabalho e na minha vida pessoal”, explica Melissa, que é Diretora Financeira da Miniempresa Iluminnus criada no programa da JA Maranhão. Para ela, o programa deu um novo rumo a sua vida. “Senti que encontrei o que realmente queria fazer na vida e isso tem me motivado bastante”, completou.

Durante o programa, os participantes têm a oportunidade de vivenciar todas as áreas de uma empresa e suas respectivas funções, indo da criação do produto à estruturação do negócio. “Estou aprendendo muito sobre disciplina, resiliência, criatividade e inovação, que irão comigo até fora das jornadas do programa”, observou.  

Como sempre sonhou em ter o próprio negócio, Melissa diz que o programa caiu como uma luva diante de suas pretensões de empreender. “Quando apresentaram esse programa em minha sala de aula meus olhos brilharam, pois vi uma oportunidade imensa de me ajudar a seguir nesse ramo”, afirmou.

Melissa também diz que a participação no programa tem possibilitado a ela conhecer novas pessoas, fazer networking e poder montar uma empresa ao lado de diversas áreas para o funcionamento de um negócio. “O aprendizado que o programa miniempresa está me trazendo é algo que não tem preço”, garante.

No total, 70 alunos serão atendidos pela JA Maranhão apoiados por 10 voluntários das áreas de produção, marketing, recursos humanos e finanças, ao longo de todo o desenvolvimento do programa.  Os voluntários não podem dar sugestão. Eles apenas orientam os miniempresários.  

O Miniempresa é o nosso principal programa e proporciona a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa”, explica a presidente da JA Maranhão, Jaqueline Moucherek. Segundo a presidente da organização, é muito gratificante para a JA fomentar a cultura empreendedora entre os jovens.