Giro de Noticias

Programa Escola de Eletricista inicia segunda edição em São Luís 

O Programa Escola de Eletricista, uma iniciativa da Equatorial Maranhão Distribuidora de Energia S.A em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Departamento Regional do Maranhão (SENAI/MA), iniciou na última sexta-feira, 07 de julho, a sua segunda edição em São Luís, com a presença do Diretor do SENAI Maranhão, Raimundo Arruda; do presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio; de representantes da Dínamo Engenharia, empresa parceira da Distribuidora nesse projeto, além de colaboradores da Equatorial e Senai.  

O programa tem como objetivo oferecer qualificação profissional e tecnológica gratuita para jovens e adultos acima de 18 anos, preparando-os para o mercado de trabalho no setor de distribuição de energia elétrica. Os alunos recebem uma ajuda de custo de quatro parcelas no valor de R$ 680,00, além de material didático e equipamentos de proteção individual.  

A primeira edição do programa, realizada em 2022, formou 47 alunos, sendo oito mulheres, dos quais 22 já estão empregados e 25 em processo de entrevista. A expectativa é que a segunda edição do programa mantenha ou supere esse índice de empregabilidade.  

A segunda edição do programa terá duas turmas em São Luís, sendo a primeira composta por 25 alunos, com três mulheres, e a segunda exclusiva para o público feminino, com edital previsto para o dia 12 de julho. O curso tem duração de 592 horas, divididas em unidades curriculares que abordam temas como projeto de vida, raciocínio lógico, comunicação, eletricidade, normas regulamentadoras, direção defensiva e condutor de veículo 4×4.   

Os parceiros do Programa destacaram a importância do programa para o desenvolvimento socioeconômico do estado e para a inclusão social dos jovens e adultos que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho. 

“O SENAI-MA tem orgulho de participar desse programa que é um exemplo de responsabilidade social e de parceria entre o setor produtivo e a educação. Nós temos uma estrutura moderna e qualificada para oferecer aos alunos uma formação de excelência, que atenda às demandas do mercado e às expectativas dos participantes. Nós acreditamos que esse programa é uma oportunidade singular para os jovens e adultos que querem ingressar ou se recolocar no setor de distribuição de energia elétrica, que é um dos mais importantes e dinâmicos da economia do estado”, enfatizou o diretor regional do SENAI Raimundo Arruda.   

O presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, destacou que “o projeto tem sido bem-sucedido, gerando novidades para o setor e proporcionando formação profissional aos jovens, transformando-os em cidadãos qualificados”. 

 “Estamos muito felizes em dar início a mais uma turma da escola de eletricistas, um projeto que visa capacitar profissionais para atuarem no setor elétrico, contribuindo para o desenvolvimento do estado e para a melhoria da qualidade do serviço prestado aos nossos clientes. A Equatorial Maranhão tem o compromisso de investir na formação de mão de obra qualificada e na geração de oportunidades para os maranhenses”, manifestou o diretor de relações institucionais e planejamento da Equatorial Maranhão José Jorge Leite Soares.  

Os alunos presentes no evento expressaram sua satisfação e expectativa com o início do curso. Eles relataram que o programa é uma chance de mudar suas vidas e realizar seus sonhos. Eles também agradeceram às instituições parceiras pela iniciativa e pelo apoio.  

“Antes de vir eu já pensava que o curso de elétrica era uma oportunidade de emprego e crescimento profissional, especialmente para mulheres. Espero que seja uma jornada de aprendizado e união com meus colegas”, revelou a aluna Raíssa Monteiro Costa.  

O aluno Guilherme Costa já é veterano nos cursos do SENAI-MA e passou para o seletivo da Escola de Eletricistas. “Eu fiz o curso de eletrotécnica no Senai e me interessei pelo seletivo da Equatorial, pois já conhecia a área de elétrica e a qualidade da instituição. Passei no seletivo e agora quero aprimorar meus conhecimentos e quem sabe conseguir uma vaga nessa empresa. Recomendo o Senai para quem quer se capacitar na área de elétrica, pois tem aulas práticas, material didático e laboratórios completos”. 

Próximas Turmas- No dia 17/07, ocorrerá a aula inaugural da primeira turma da Escola de Eletricistas em Imperatriz. Serão 25 pessoas que receberão formação para atuar em rede de distribuição de energia. Ainda no segundo semestre o programa abrirá inscrições para novas turmas da Escola de Eletricistas em São Luís e em Imperatriz.