Programa Empresa Fácil já formalizou mais de 170 mil negócios no Maranhão

Com cinco anos de implantação no Maranhão, o Empresa Fácil (www.empresafacil.ma.gov.br), sistema online de abertura de empresas, foi utilizado por mais de 170 mil empreendedores formalizarem novos negócios no estado. A ferramenta digital começou a ser implantada pelo governador Flávio Dino em 2015, por meio da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), como uma medida estratégica para tornar o registro empresarial mais simples, rápido e seguro para os empreendedores.

O êxito do Maranhão na integração dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, rendeu ao estado sucessivos destaques de terceiro lugar nos rankings nacional divulgado pela Receita Federal. 

Outro avanço proporcionado pelo Empresa Fácil também comemorado pelo Governo do Estado é a diminuição do tempo médio de abertura de empresas na Jucema que passou de 90 dias para cinco horas, servindo de exemplo para os demais Estados da Federação.

Ao explicar a importância desse balanço, o presidente da Jucema, Sérgio Sombra, reforçou que a consolidação do Empresa Fácil foi uma das principais metas da gestão atual para estimular e fortalecer o setor produtivo. “Concluir esse projeto foi uma das nossas metas mais desafiadoras, mas com muito compromisso e dedicação conseguimos mobilizar e sensibilizar órgãos de todas as esferas e em todo Maranhão para a importância dessa integração. Podemos afirmar que hoje os empreendedores encontram no nosso estado um ambiente de negócios mais atrativo e mais simples para a chegada de novos empreendimentos”, comemorou o gestor.