Programa de incentivo à Economia Solidária beneficiou mais de 2 mil pessoas em 2020

Desenvolvido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), o programa Maranhão Desenvolvido Mais Justo e Solidário busca organizar e capacitar empreendimentos econômicos solidários.

Por meio da realização de feiras, seminários e formações com viés econômico-solidário, mais de 2.000 pessoas foram beneficiadas este ano em diversas regiões do estado. Antônia Pereira, representante Cooperativa Agroecológica pela Vida de São Raimundo das Mangabeiras, foi uma das diversas beneficiadas com ações de fortalecimento da Economia Solidária. “Eu acho muito importante que a Setres esteja próxima da gente, porque precisamos, além de fazer a venda dos nossos produtos, debater formas e trocas de experiências entre nossos empreendimentos, estimulando o consumo sustentável”, afirmou.  

Em 2020, dentre os 50 municípios que o programa atendeu, foram beneficiados 237 empreendimentos, alcançando 2.425 pessoas, na realização de 18 feiras de Economia Solidária, 5 Seminários de Diálogos e Convergência e 3 Seminários de Finanças Solidárias. 

“Trazer oportunidades para a população conseguir mais uma forma de renda e incentivar a prática da agricultura familiar e do artesanato foi uma grande iniciativa do governador Flávio Dino. As feiras e seminários que viemos realizando no ano com certeza impactaram e despertaram o interesse de muitas pessoas com potencial para aprimorar a expandir a política pública de Economia Solidária com seus produtos”, pontuou o secretário Jowberth Alves. 

Maranhão Desenvolvido Mais Justo e Solidário

Com objetivo de impulsionar as cadeias produtivas e gerar renda aos pequenos produtores, o programa promove formações e instruções para o aprimoramento e qualificação, bem como cooperativismo e associativismo nos princípios econômicos solidários, visando um consumo sustentável. O programa atua com ações de modo territorial distribuídos entre Lençóis Maranhenses e Munim; assim também como o Médio Mearim, Cerrado Sul, Amazônico, Baixo Parnaíba, Cocais, Vale do Itapecuru, Baixada Maranhense e Campos e Lagos e Região Metropolitana no Estado do Maranhão.