Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da FIEMA realiza balanço de suas ações

 A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e as empresas Alumar, Eneva, Equatorial Energia, Solar Coca-Cola e Vale encerraram as atividades de 2023 do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), na última reunião do ano do Conselho Gestor do PDF, realizada na quinta-feira (14). Na oportunidade, executivos das empresas mantenedoras e apoiadoras conheceram os principais resultados alcançados até novembro. Foram mais de R$ 280 milhões em oportunidades de negócios divulgadas pelo programa para a contratação de produtos e serviços com grandes empreendimentos e poder público. 

E os resultados positivos não param por aí, a coordenadora do PDF, Camila Belo e o gestor do Observatório da Indústria do Maranhão, Carlos Jorge Taborda, apresentaram os números deste ano. Foram cerca de 1.100 indicações de fornecedores, mais de 370 oportunidades de negócios divulgados, 16 empresas certificadas no PROCEM, 19 adesões de novas empresas apoiadoras, 70 visitas técnicas e 8 rodadas de negócios realizadas pela equipe do PDF em 2023. 

O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, recém-chegado da COP28, em Dubai, fez questão de participar do evento. “Parabéns a toda a equipe por esse belo trabalho e às empresas mantenedoras e apoiadoras, que acreditaram e continuam acreditando nesse programa, que iniciou com a ideia de preparar fornecedores para os mantenedores e que hoje, já ampliou de tal forma, que a cada dia temos mais parceiros interessados em melhorar a qualidade dos fornecedores, não só para as mantenedoras, mas para outras empresas e para o poder público”, disse. 

Para Camila Belo o crescimento do Programa é resultado de muito trabalho e empenho. “Atualmente temos 62 empresas que participam do PDF e mais de 3.000 empresas cadastradas no nosso banco de fornecedores. Fico muito orgulhosa em ver que nossa equipe tem trabalhado arduamente e colhido resultados gratificantes. Nosso objetivo é criar uma conexão entre empresas e fornecedores maranhenses, fortalecendo nossa economia local, ajudando no crescimento do estado e na geração de empregos”, declarou. 

A presidente do Conselho Gestor do PDF, Viviane Meister, Executiva Corporativa de Gestão de Parcerias do Grupo Equatorial Energia, falou sobre o orgulho em ver o Programa crescer a cada ano. “Fico emocionada em ver como o PDF vem se fortificando e crescendo com a adesão de novas empresas e a participação das apoiadoras e mantenedoras. Nossa expectativa é que para 2024 esse número aumente e que possamos contribuir ainda mais com o desenvolvimento do Estado do Maranhão”, afirmou. 

A proprietária da Elétrica Visão, Maria de Fátima Campos Araújo, uma das empresas apoiadoras do PDF, destacou a importância do Programa para as empresas. “Nós fomos uma das primeiras empresas a aderir ao Programa, hoje somos apoiadores. Foi por meio do PDF que a gente descobriu que poderia estar mais perto dos compradores, ampliando nosso portifólio”, destacou. 

Estiveram presentes o vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE, Celso Gonçalo, o Superintendente da FIEMA, César Miranda, a coordenadora do IEL, Michele Frota, empresários que mantêm e apoiam o programa e empresas participantes.