Programa Cidade Empreendedora é lançado em São José de Ribamar com foco no fortalecimento do comércio e emprego

São José de Ribamar é um dos 53 municípios que estão recebendo o Programa Cidade Empreendedora, fruto de parceria entre o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae). Nesta quarta-feira (14), foi realizado o lançamento regional do programa na cidade, com foco na retomada do crescimento da economia, na geração de emprego, renda e no desenvolvimento.

O Cidade Empreendedora é uma iniciativa que integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades. É desenvolvido em oito etapas de implementação, que preparam os municípios para gerar emprego, renda e oportunidades de negócios. No programa, será promovida a capacitação de funcionários, estímulo à vocação dos municípios e impulso aos negócios locais.

O secretário da Seinc, Simplício Araújo, anunciou, durante o evento de lançamento, a realização de 10 feiras, que ocorrerão nas cidades contempladas pelo programa e frisou a construção de uma Escola Digna, também em São José de Ribamar, fruto de contrapartidas sociais.

“Aproveito a oportunidade para anunciar que vamos fazer 10 feiras em diversas regionais. Tenho a certeza que, com o Cidade Empreendedora, vamos contribuir para o crescimento de diversos municípios. Aqui em São José de Ribamar, anunciamos a construção de uma Escola Digna em parceria com a Ambev, com o intuito de contribuir com o município”, disse o secretário.

A ação alcança 53 municípios e vai impactar em mais de 75 mil empreendimentos maranhenses, com a aplicação de recursos da ordem de R$ 5 milhões.

“São José de Ribamar tem uma vocação muito forte para o comércio e a prestação de serviços, seguida da pequena indústria e do turismo. Todas essas atividades podem ser fortalecidas por esta estratégia de desenvolvimento local, a qual chamamos de Programa Cidade Empreendedora. Já o setor produtivo, com apenas 6% de participação na economia local, tem tudo para crescer com as ações da trilha do Agronegócio, oferecida no programa, beneficiando os pequenos produtores com mais conhecimento e tornando suas propriedades em negócios rentáveis”, disse o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Raimundo Coelho.

O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, destacou a parceria entre Governo do Estado, Sebrae e a Prefeitura e acredita que o programa vai contribuir para a geração de empregos na cidade.

“Esse programa é de empreendedorismo. Junto com o Sebrae, o município e o Estado, nós podemos viabilizar condições de emprego, melhoramento social, educacional e dignidade de vida. Com o empreendedorismo e com a ajuda do Governo do Maranhão, atrelado ao município, podemos ofertar cursos e gerar condições de emprego para a maioria da população”, disse o prefeito.

Municípios contemplados

As cidades beneficiadas são: Açailândia, Aldeias Altas, Araioses, Arame, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Bequimão, Bom Jesus das Selvas, Bom Lugar, Buriticupu, Carutapera, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Cururupu, Dom Pedro, Estreito, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Lima Campos, Matões, Miranda do Norte, Morros, Parnarama, Passagem Franca, Pedreiras, Pindaré Mirim, Pinheiro, Presidente Dutra, Presidente Vargas, Rosário, Porto Franco, Santa Inês, Santa Luzia, São Domingos do Maranhão, São José de Ribamar, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Mateus do Maranhão, São Raimundo das Mangabeiras, Trizidela do Vale, Tuntum, Turiaçu, Tutóia, Vargem Grande, Viana, Vitória do Mearim, Vitorino Freire e Zé Doca.