Profissionais do TJMA utilizam técnicas de coach para impulsionar metas e estratégias

Profissionais que atuam nas unidades judiciais e administrativas do Poder Judiciário do Maranhão participaram, nesta quarta-feira (23), do Curso Coaching para Metas, promovido pela Diretoria de Recursos Humanos do TJMA, em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) e a Federação Brasileira de Coach Integral Sistêmico. A capacitação reuniu 150 magistrados (as) e servidores (as) em atividades interativas com transmissão ao vivo pela plataforma digital da FEBRACIS, em São Luís. 

No treinamento, com oito horas de duração. os participantes fizeram uma imersão nas principais ferramentas usadas durante um ciclo de sessões de coaching, recebendo orientações sobre como mobilizar as áreas racional e emocional para a realização de metas desafiadoras. São trabalhadas 12 ferramentas que impulsionam, de acordo com o método, as melhores estratégias para alavancar e conduzir uma carreira de sucesso, em qualquer contexto profissional.

EQUILÍBRIO E RESULTADOS 

O diretor da Febracis de São Luís, Fábio Túlio Silva – master trainer, coach business e executive, especialista em gestão empresarial -. que ministrou o curso para aequipe de profissionais do TJMA. explicou que, ao explorar e desenvolver questões relativas à sua vida pessoal ou profissional, como propõe o coach integral sistêmico, as pessoas encontram equilibrio e são levadas a descobrir e abrir caminhos para novas possibilidades e percepções sobre a sua vida – fator que repercute no meio profissional, ampliando o foco em metas e objetivos e melhorando o desempenho dos servidores e equipes de trabalho.

Para o juiz Hélio de Araújo, da 1ª Vara de Interdição, Sucessão e Alvará, o curso se integra a outras iniciativas do Tribunal de Justiça com vistas à qualificação do seu quadro funcional. “Excelente a iniciativa da Diretoria de Recursos Humanos de estimular a formação de lideranças, compreendendo que essa preparação envolve também o alinhamento pessoal. É fato que, nas unidades de trabalho em que os líderes aliam equilíbrio emocional e capacidade intelectual, as metas e objetivos são atingidas de forma mais eficiente”, avaliou. 

FERRAMENTAS

Entre as técnicas utilizadas estão o Mapa de Autoavaliação Sistêmico (MAAS) – ferramenta de objetivação e acompanhamento de indicadores de desempenho no ambiente profissional; Perguntas Poderosas de Sabedoria (PPS’s) – com base no Coaching Integral Sistêmico (CIS), levam à obtenção de respostas pessais e alcance nova performance pessoal e profissional; o Diagnóstico Composto – para diagnosticar o resultado desejado, dando clareza a comunicação, pensamento, sentimento e uma nova crença para obter o resultado desejado.

A temática incluiu ainda as técnicas de Dream List (Lista dos Sonhos), Verificador de Metas, Ordenação de Valores, Metas e Objetivos Smart; além da Identificação da Zona de Conforto – situações favoráveis, mas que travam o crescimento pessoal e profissional.