Produção industrial sofreu queda em novembro em relação ao mês de outubro de 2022 

 A produção industrial, em novembro, sofreu uma queda de 8,3 pontos. No mês anterior estava com 53,4 e em novembro a atividade produtiva ficou abaixo da linha divisória dos 50 pontos. Este resultado provém da Sondagem da Indústria do Maranhão, que é uma pesquisa elaborada de forma mensal pela Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI).  

O índice que mede a quantidade empregatícia na indústria apresentou uma preocupação mediante a variação negativa de 20,4 pontos comparando com o mês anterior. O maior impacto ocorreu nas médias e grandes empresas. Entre as pequenas empresas houve aumento de 5 pontos. 

Na evolução de estoques há também um declínio em termos de estoque efetivo e estoque final. Nestes indicadores as variações negativas foram apresentadas entre as médias e grandes empresas. O valor geral ficou abaixo dos 50 pontos.  

O indicador da Utilização da Capacidade Instalada (UCI) aponta uma variação negativa, ficando com 33,4 pontos percentuais em relação a outubro. O uso efetivo das máquinas e equipamentos também está muito abaixo do usual.  

Quanto às expectativas futuras, em novembro, referenciam quedas mensais em todos os indicadores, especialmente para empresas de médio e grande porte. Em termos de demanda, emprego e compras de matérias-primas, apenas os pequenos negócios esperam uma evolução positiva nos próximos seis meses. No entanto, não deve alcançar os 50 pontos, o que pode ser pouco animador para o setor.