Procurador-geral de justiça participa de Reunião do CNPG em Brasília

O procurador-geral de justiça do Ministério Público do Maranhão, Eduardo Nicolau, participou, nesta terça-feira, 30, de reunião do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), realizada na sede da Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília. No encontro, foi discutido o papel do MP brasileiro nas eleições 2022, com a presença do procurador-geral da República, Augusto Aras, e do vice-procurador eleitoral, o subprocurador da República Paulo Gustavo Gonet.

Augusto Aras destacou a importância de reunir os procuradores-gerais na sede da PGR. “Reunirmos todos nossos Procuradores-Gerais aqui nessa sala, na sede do MP brasileiro. Isso é muito simbólico para mostrar nossa unidade na defesa de nossas atribuições em prol do povo brasileiro. As prerrogativas do MP são irrenunciáveis, elas não são dos membros, mas da instituição”, destacou.

O encontro contou com a presença dos conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Oswaldo D’Albuquerque, corregedor nacional; Engels Muniz, ouvidor nacional; Antônio Edílio Magalhães, Moacyr Rey Filho, Paulo Cezar dos Passos e Rinaldo Lima; e do presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Manoel Murrieta.

Durante a reunião, foi destacada também a importância da ampliação dos canais de atendimento à população nas eleições, como as ouvidorias, com efetivação de plantão que garanta a atuação célere e efetiva do MP eleitoral, principalmente diante das eventuais denúncias de irregularidades, que exigem respostas rápidas.