Primeiro domingo de Pré-Carnaval no prolongamento da Avenida Litorânea arrasta multidão para acompanhar shows na orla da capital

O domingo (7) foi de muita festa e alegria no prolongamento da Avenida Litorânea, em São Luís, onde o Governo do Estado promoveu o segundo dia da programação oficial do Pré-Carnaval do Maranhão 2024. Com atrações musicais de diferentes estilos e bom policiamento, uma multidão aproveitou para cair na folia cheia de empolgação e tranquilidade.

A programação promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), teve início no sábado (6) com apresentações na Avenida Beira-Mar (Centro Histórico), que junto com a Avenida Litorânea (orla marítima) já se consolidou como circuito tradicional de festas carnavalescas realizado pelo Governo do Estado.

O secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, comemorou o primeiro fim de semana de Pré-Carnaval. “Nós começamos sábado na Beira-Mar e hoje trouxemos para a Litorânea. Foi um sucesso total. Reunimos um grande público em uma festa de muita alegria, com segurança total e geração de emprego e renda para muitas famílias. E assim será durante todo o período”, disse.

Atrações

A programação começou às 13h. O Bloco Só Safados abriu a folia com muita descontração. Em seguida, às 14h30, o grupo Feijoada Completa levou o melhor do samba e do pagode para o circuito. Depois foi a vez do Jegue Folia animar o público com a irreverência das suas marchinhas.

Para encerrar o primeiro domingo de festa na orla da capital a cantora Fabrícia e banda apresentou um repertório variado com grandes hits do Carnaval.

Empolgação do público

E os foliões, que chegaram desde cedo, aproveitaram para se divertir ao som de cada uma das atrações.

A representante comercial Esla Pereira gostou da animação do primeiro domingo de Pré-Carnaval. “Fiquei muito contente com a programação aqui na Avenida Litorânea. Todas as atrações são muito animadas e fizeram uma boa festa”, disse.

A universitária Patrícia Leite também aprovou o circuito. “Curti o Pré-Carnaval na praia traz uma energia muito boa. Eu gosto demais e vou vir todo domingo”, afirmou.

Policiamento

Para garantir a tranquilidade de quem for brincar o Pré-Carnaval no prolongamento da Avenida Litorânea o sistema de segurança contou com ação de policiamento ostensivo com Polícia Militar, por meio do Batalhão de Turismo (1º BPtur), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Centro Tático Aéreo.

“Equipes realizam patrulhamento terrestre e aéreo. Reforço iniciou 12h e segue em toda a região da Avenida Litorânea e entorno do circuito até o encerramento das apresentações”, informou o coronel Roberto Filho, comandante do 1º BPtur.

O efetivo de segurança no circuito é composto por mais de 170 policiais, sendo 110 à pé. O restante faz o policiamento motorizado. Diversos grupamentos estão atuando no circuito. Esquadrão de Polícia Montado, Batalhão de Choque, Rotam, Grupo Tático Móvel e Batalhão de Motopatrulhamento.

Unidades móveis da Polícia Militar e da Polícia Civil também foram deslocadas para a região, onde a população, em caso de necessidade, pode solicitar apoio e registrar boletim de ocorrências. 

Além das equipes presenciais, o sistema de segurança disponibiliza canais de atendimento, como CIOPS (190), Disque-Denúncia Maranhão (181) e o App Salve Maria Maranhão (para violência contra mulheres).

Pré-Carnaval 2024

O Pré-Carnaval do Maranhão 2024 acontecerá durante todos os fins de semana que antecedem o período oficial de folia. Todos os sábados e domingos do mês de janeiro e nos dias 3 e 4 de fevereiro os foliões que moram nos municípios da Grande Ilha bem como turistas poderão acompanhar diversas atrações culturais em dois palcos montados pelo Governo do Maranhão.

Na Avenida Beira-Mar a festa acontecerá sempre aos sábados, a partir das 17h. Já no prolongamento da Avenida Litorânea as apresentações acontecerão sempre aos domingos, a partir das 13h.

Fortalecimento da economia

A festa é um aquecimento para a programação oficial de Carnaval e é também uma forma de aquecer a economia do estado, gerando emprego e renda para a população. Assim como ocorre em todos os eventos culturais promovidos pelo Governo do Maranhão o circuito de Pré-Carnaval conta com a presença dos beneficiários dos programas Mais Renda e Minha Renda, que comercializam alimentos e bebidas, garantindo renda extra para o seu sustento e de sua família.

A cadeia turística também é fortalecida já que janeiro é mês de férias e muitos turistas aproveitam para conhecer a cultura maranhense no período, aumentando a ocupação da rede hoteleira, movimentando bares, restaurantes, os serviços de transporte particular e os comércios formal e informal do entorno dos circuitos de folia.

O período também é uma oportunidade para que os artistas maranhenses possam apresentar seu trabalho para o grande público, além de faturarem uma renda extra.

Carnaval do Maranhão 2024

O período oficial do Carnaval do Maranhão 2024 começa no dia 9 de fevereiro, na sexta-feira, e segue até o dia 13 de fevereiro, terça-feira. Quatro atrações nacionais já foram confirmadas para se apresentarem nos circuitos oficiais da folia: o grupo de axé Chiclete com Banana, a dupla sertaneja Matheus e Kauan, o cantor Geraldo Azevedo e a cantora Claudia Leitte.

Além disso, diversos artistas locais também farão a festa. Em 2023, foram cerca de 350 apresentações de artistas maranhenses durante os cinco dias de folia. Para 2024 o objetivo é manter essa média.

Carnaval 2023

Em 2023, o Governo do Maranhão realizou o maior Carnaval da história. Foram mais de R$ 172 milhões movimentados na economia, gerando uma receita de quase R$ 5,5 milhões somente para os beneficiários do programa Mais Renda, segundo os dados levantados pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).

Só em São Luís, foram cerca de dois milhões de foliões e uma taxa de ocupação hoteleira acima dos 80%.

Com isso o Governo do Maranhão fortaleceu a economia, movimentou o turismo e o comércio do estado e gerou emprego e renda para a população.