Giro de Noticias

Primeira Vara de Timon cadastra voluntários da Justiça.

O juiz Rogério Monteles, da 1ª Vara Criminal de Timon, está selecionando interessados em prestar serviço voluntário na unidade judicial. 

Para participar, o interessado deve preencher o requerimento para inscrição, e o Termo de Adesão, conforme modelo disponibilizado no Portal do Judiciário na internet, anexar os documentos solicitados e enviar para o e-mail diradm_timon@tjma.jus.br, com cópia para o endereço  eletrônico varacrim1_tim@tjma.jus.br.

A diretoria do fórum faz a triagem dos candidatos, que são submetidos a uma entrevista com o candidato, e ficarão à disposição das unidades judiciais da comarca e serão chamados conforme a necessidade da demanda dos serviços, para atuar em serviços como atermação e atendimento ao público, em auxílio aos serviços judiciários.

As atividades serão desempenhadas em tarefas vinculadas às áreas de interesse do Judiciário e compatíveis com o conhecimento e experiências profissionais.

A prestação voluntária dos serviços não assegura a percepção de auxílio-alimentação, auxílio-transporte e outros benefícios diretos e indiretos concedidos aos servidores do Tribunal de Justiça. Também não se caracteriza como estágio, por não ser ato educativo escolar supervisionado.

VOLUNTÁRIOS DAS JUSTIÇA

A seleção será feita em conformidade com a Resolução nº 41/2020 do TJMA que implantou o programa “Voluntários da Justiça”, e a Lei n.º 9.608/98 dispõe sobre o serviço voluntário a ser prestado por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza.

Considera-se serviço voluntário a atividade não remunerada, prestada espontaneamente, sem vínculo empregatício, funcional ou qualquer obrigação de natureza trabalhista, previdenciária, tributária ou afim, por pessoa física com idade superior a dezoito anos.

O candidato deve atender aos seguintes requisitos: não ter sofrido punição em procedimento administrativo disciplinar; não possuir antecedentes criminais; estar em pleno domínio de suas faculdades mentais; estar em dia com as obrigações eleitorais e, no caso de interessados do sexo masculino, com o serviço militar.

MELHORIA DA PRESTAÇÃO DA JUSTIÇA

Na Resolução, o Judiciário considerou que que o voluntariado promove a melhoria do clima organizacional, desenvolve e acentua a noção de trabalho em equipe e gera maior comprometimento e aumento de produtividade;

A implantação do serviço voluntário auxiliará na melhora da prestação jurisdicional das unidades judiciárias de primeiro grau de jurisdição e nos serviços administrativos, garantindo o ganho de experiência profissional do voluntário e potencializando sua empregabilidade.