PRF registra três casos de embriaguez ao volante durante o final de semana no Maranhão
Durante o último sábado (02), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve três condutores por embriaguez ao volante em diferentes trechos das rodovias federais que cortam o Maranhão.
A primeira ocorrência foi registrada por volta das 15h50min no km 258 da BR-316 em Santa Inês (MA), durante fiscalização de trânsito, os agentes deram ordem de parada a um veículo conduzido por um homem de 21 anos de idade, que desobedeceu e, sem diminuir a velocidade, empreendeu fuga, sendo necessário então realizar acompanhamento tático.
Ao ser abordado a equipe prontamente identificou visíveis sinais de embriaguez no condutor, após o envolvido ser submetido a exame de alcoolemia, constatou-se o teor de 0.38 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões.
Ainda no sábado (02), também em Santa Inês (MA), uma equipe da PRF realizava ronda de fiscalização no km 271 da BR-316, quando prendeu um motorista pelo crime de embriaguez ao volante. O teste com o etilômetro (bafômetro) indicou 0,63 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões.
Durante a abordagem, após consultas ao Sistemas da PRF, foi constatado que ele não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, foram encontradas diversas garrafas de cervejas dentro do veículo. O homem de 21 anos foi encaminhado para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Santa Inês (MA).
Já no município de Caxias (MA), por volta das 18h10min do sábado (02), uma equipe da PRF estava realizando fiscalização no km 551 da BR-316, quando presenciou um motociclista em cima da pista de rolamento caído com a motocicleta por cima do seu corpo.
Após levantar, o motociclista começou a caminhar se evadindo da fiscalização. O condutor foi abordado e apresentava nítidos sinais e sintomas de uso de álcool como olhos vermelhos, fala embargada e hálito etílico. Após o envolvido ser submetido a exame de alcoolemia, constatou-se o teor de 0,67 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões.
Os motoristas foram autuados pelas infrações cometidas, com multas que podem chegar a R$ 3.000,00, e encaminhados às delegacias regionais para os procedimentos legais. As prisões foram fundamentadas no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por embriaguez ao volante, e no artigo 309 do CTB, por dirigir sem habilitação e causar perigo de dano.