Previsão indica mais chuva para o Norte e o Nordeste
A chuva ainda vai persistir por mais alguns dias, de forma intensa, entre as Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Com a frequência e a força da chuva, alguns transtornos podem acontecer nestas regiões, inclusive nas capitais.
Além do ar quente e úmido que atua nestas áreas e favorece a formação das nuvens carregadas, a Zona de Convergência Intertropical fica próxima à costa norte do Brasil, aumentando ainda mais as instabilidades.
Nordeste
Na maior parte do litoral leste do Nordeste, a chuva tende a diminuir a partir de segunda-feira, mas pontualmente ainda pode chover moderado a forte e com raios. Natal, que ficou em destaque neste fim de semana por causa da chuva volumosa, também deve ter diminuição dos volumes.
O destaque nos próximos dias será, principalmente, os estados do Ceará, Piauí e Maranhão que ainda terão temporais e que podem acarretar em volumes bastante expressivos.
Norte
No Norte ainda não há expectativa de uma trégua da chuva. Todos os estados ficam com tempo instável e com condições para várias pancadas de chuva nos próximos dias. As capitais, inclusive, podem enfrentar transtornos devido aos altos volumes de chuva.
Só neste fim de semana, a chuva e a maré alta já causaram vários alagamentos na região de Belém. A chuva intensa também suspendeu viagens do Trem de Passageiros da Ferro Carajás, que liga a região de Parauapebas, no sudeste do Pará, a São Luís, no Maranhão.
Atenção: Com o solo já saturado e o nível dos rios e córregos elevados, não se descarta novos problemas ao longo desta semana.
Fonte: Climatempo