Presidente visita zonas eleitorais para demonstrar apoio e conversar com juízes, servidores, partidos e imprensa

Como forma de demonstrar o apoio da alta administração do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão às zonas, que nestas eleições de 2020 – por serem municipais funcionam como elo direto com os partidos políticos, candidatos e eleitores, o presidente do órgão, desembargador Tyrone José Silva, iniciou série de visitas a alguns municípios, onde reúne-se com autoridades locais, representantes de partidos políticos, advogados e a imprensa para um diálogo breve, porém relevante.

Exemplo deste comprometimento ocorreu na última sexta, dia 9 de outubro, data em que o presidente esteve nas cidades de Bacabal, sede das 13ª e 66ª zonas, Olho D’Água das Cunhas (87ª zona) e Vitorino Freire (49ª zona). Nelas, foi recepcionado pelos juízes eleitorais Vanessa Lopes, Marcello Frazão Pereira, Caio Davi Medeiros Veras e Rômulo Lago e Cruz, além por servidores dos cartórios.

Em todas as reuniões, tanto magistrados como plateia e imprensa elogiaram a iniciativa do desembargador de comparecer aos municípios – apesar da agenda cheia com a proximidade do pleito, demonstrando a preocupação da Justiça Eleitoral para que o processo eleitoral transcorra com tranquilidade.

Nas 3 cidades visitadas, o clima de eleição é considerado tranquilo em que está prevalecendo o diálogo entre candidatos, partidos, coligações, juízes e ministério público.

Durante suas falas nas reuniões, o desembargador Tyrone Silva destacou que a justiça eleitoral possui canais de comunicação que possibilitam que os eleitores obtenham informações sobre seus candidatos e sobre todos os cuidados sanitários que serão adotados nas eleições deste ano em razão da pandemia. Aproveitou o momento e lembrou que os partidos políticos devem ficar atentos quanto à disseminação de notícias falsas para que a democracia seja fortalecida através do voto consciente.

Por falar em consciência e desinformação, se voltou para a imprensa, sugerindo que os profissionais de comunicação tenham o compromisso de repassar sempre dados verdadeiros, com respeito às normas que regem o processo eleitoral.

Dedicou parte do tempo para enaltecer o papel da Justiça Eleitoral e do Ministério Público que têm sido diligentes e vigilantes no exercício de suas funções, além de discorrer sobre a segurança do sistema eletrônico de votação, apoio das forças de segurança, medidas tomadas para evitar o contágio pelo COVID-19 no dia da votação, entre outros informes.

A próxima cidade a receber comitiva do TRE-MA é Lima Campos onde, no dia 16 de outubro, entre 7h e 12h, será realizada uma eleição simulada com eleitores da Unidade Integrada Arthur Azevedo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.