Presidente se disponibiliza a conversar com servidores 1 vez por mês

Por iniciativa do desembargador Joaquim Figueiredo, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão promoveu nesta sexta, 30 de abril, a primeira “Conversa com o presidente”, cuja ideia principal é oportunizar que os servidores tenham dia e horário específicos para manifestarem opiniões, sugestões, críticas, buscando melhorar a prestação jurisdicional, administrativa e as relações interpessoais.

Em razão da pandemia, por enquanto, a Conversa com o Presidente ocorrerá por videoconferência e neste primeiro dia participaram os servidores Adriane Rocha Sauerbronn (seção de Análise de Contas Eleitorais e Partidárias), Andrea Expósito Bacelar Nunes Lins (gabinete do membro da Corte Luis Fernando Xavier), Marcos Paulo Vigário Loureiro (3ª zona) e Vanessa Andrade Neiva Eulálio (76ª zona), que se inscreveram no portal do servidor para tal.

Os quatro elogiaram a iniciativa inédita e parabenizaram a oportunidade de expressarem suas ideias e sugestões para a melhoria dos serviços eleitorais.
Por sua vez, o desembargador manifestou sua satisfação em proporcionar este momento. “Um programa que tem como escopo aproximar os servidores da cúpula do poder judiciário, ouvir as reivindicações, as críticas construtivas, o que nós podemos fazer aqui para melhorar não só a nossa função jurisdicional, mas também a administrativa. É verdade que aqui o nosso Tribunal, o que pese, a priori, o foco julgamento de processos, nós temos também que tratar do ser humano, do servidor”, explicou.

Os temas abordados nesta conversa de 30/04 foram liderança e gestão de pessoas, disponibilidade de programa de comunicação instantânea entre os servidores e a preocupação com o número de atendentes no balcão de atendimento do Fórum de São Luís quando retornar o atendimento presencial e ainda a eficiência no atendimento ao eleitor.

Joaquim Figueiredo garantiu que os pleitos serão estudados quanto à viabilidade e que a aplicação ou não das demandas serão comunicadas a cada um por ofício. Em relação à melhoria do atendimento ao eleitor, ele ficou de comunicar a desembargadora Angela Salazar, corregedora, para juntos desenvolverem alternativas para resolução do pedido.

Por fim, o presidente admitiu ter que atingido o foco do projeto. “A partir de hoje teremos um outro TRE, haja a vista que a participação foi bastante exitosa. Até o final da nossa gestão todas as últimas sextas-feiras de cada mês nós teremos um ganho primordial na nossa gestão compartilhada com os nossos queridos servidores. Só tenho a agradecer a participação de todos, que são a mola mestra da nossa gestão”.

A “Conversa com o Presidente” ocorrerá toda última sexta do mês, sempre das 7h30 às 8h30 e os interessados devem se inscrever pelo link: https://www.tre-ma.jus.br/o-tre/servicos-administrativos/conversa/presidente. O projeto é mediado pela Secretaria de Gestão de Pessoas, através da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento.