O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Plantão

Presidente da MAPA faz balanço das atividades e novas atribuições adquiridas pela empresa em 2021

O ano de 2021 foi marcado pela retomada e adaptação de negócios e mercados a um novo normal. Com o avanço da vacinação, logo no primeiro semestre do ano, foi possível voltar ao trabalho presencial, retomar agendas que pelas circunstâncias ficaram paradas e progredir na execução de novos projetos. Foi nesse contexto que a Maranhão Parcerias – MAPA conseguiu cumprir uma série de atividades voltadas para a promoção do desenvolvimento econômico e social do Maranhão com uma carta de projetos e serviços ainda mais robusta, resultado das novas atribuições institucionais determinadas pelo Governo do Estado.

“Tivemos muitos desafios em 2021, especialmente com as novas atribuições que a MAPA recebeu. A Lotema, por exemplo, foi um desses desafios e é resultado de um trabalho realizado ao longo de todo o ano. Hoje é gratificante vê-la se consolidando, em fase de pré-operação e prestes a ser lançada com um objetivo tão nobre, que é gerar recursos para serem investidos na educação”, avaliou o presidente da MAPA, Antonio Nunes, que também destacou a nova atribuição da MAPA com a aprovação da Lei nº 11.578/2021.

“Por meio da citada lei, a MAPA tornou-se a Agência de Mercado, Fomento e Gestão Financeira do Sistema Jurisdicional de REDD+ e PSA e recebemos tal atribuição e logo veio o desafio de representar o Maranhão na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), ocorrida em novembro, em Glasgow, na Escócia. Junto com a comitiva do Maranhão, pude apresentar as oportunidades de negócios verdes do nosso Estado e mostrar como estamos preparados para receber investimentos e apresentar confiabilidade ao mercado”, ressaltou.

A carteira de projetos de parceria público-privada da MAPA também cresceu, com destaque para o lançamento do programa Maranhão Inteligente, que em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades – IPGC, objetiva promover o desenvolvimento econômico, social e tecnológico de municípios e consórcios intermunicipais compreendendo os melhores esforços em projetos de Concessões Públicas e Parcerias Público-Privadas (PPP). O município de Caxias foi o primeiro a ser credenciado. Mais três municípios, Santa Rita, São Bento e Viana estão na fase de complementação de documentação para o credenciamento.

Outro programa desenvolvido pela MAPA que se consolidou em 2021 foi o TáxiGov, serviço de mobilidade funcional para servidores e colaboradores da Administração Pública Estadual. Atualmente, o programa possui três empresas autorizadas a prestar o serviço: Uber do Brasil Tecnologia LTDA, GS Transportes, Locações e Investimentos Eireli; e Ligue Táxi; e atende servidores de 32 órgãos do Governo do Estado, contribuindo para a economia dos cofres estaduais com a desoneração de gastos com mão de obra, manutenção, abastecimento, aquisição e locação de veículos.

Editais

O diálogo com a iniciativa privada já é uma das marcas da gestão estadual. Nesse contexto, a MAPA lançou dois importantes editais, em que busca soluções para demandas do Governo do Estado junto ao privado. Foram eles o PMI do Aeroporto de Barreirinhas e o de Oportunidades de Negócios para os Imóveis do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (FEPA).

“O PMI tem se mostrado um instrumento muito interessante nos projetos da MAPA, pois nos permite ouvir os interessados e moldar um modelo de negócio condizente com o que o mercado deseja. No PMI do Aeroporto de Barreirinhas, tivemos a parceria da Associação Brasileira das Indústrias de Base – ABDIB, viabilizando reuniões com empresas do setor aeroportuário brasileiro. O mais recente, o PMI dos Imóveis do FEPA, onde também dialogamos com o Sinduscon, a Fiema e o Creci-MA, permitirá que o mercado nos oriente sobre a melhor forma de explorar três terrenos do Governo que atualmente estão inutilizados e gerando custos para a administração estadual.  São projetos que já começam a ser traçados para desenvolverem-se em 2022”, completou o gestor.