Prefeitura realiza etapa final do Festival de Marchinhas Carnavalescas

Neste sábado (12) aconteceu a eliminatória do Festival de Marchinhas Carnavalescas 2022. A iniciativa realizada pela Prefeitura, por intermediação da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), ocorreu no teatro Ferreira Gullar e foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do Município no YouTube. A escolha por essa modalidade de transmissão se deu em consonância com os decretos municipais, de combate à covid-19. Após a apresentação das composições, o júri elencou as seis melhores marchinhas para concorrerem à final do evento.

O presidente da Fundação Cultural, Paulinho Lobão, destacou que apesar das limitações, o Município “não poderia deixar morrer a nossa cultura, deixar morrer a nossas tradições, e a Fundação Cultural, através da Prefeitura, e através do prefeito Assis Ramos, nós entendemos que essa nossa cultura não pode morrer. Foi por isso que nós criamos esse projeto, um projeto que vai deixar a nossa turma e o nosso povo de Imperatriz mais fortalecido, mais alegre, principalmente os nossos grupos de marchinha da cidade”.

Paulinho Lobão relembrou que, ao contrário das outras edições, que contaram com a presença do público, essa precisou ser feita de modo online, mas que apesar disso, está feliz pela realização do evento. “Eu queria estar nas ruas, mas todos nós sabemos que o momento não está sendo propício pra isso, então temos que atender aos protocolos de saúde. Temos que pensar também na saúde do nosso povo, na saúde da nossa cidade. E é por isso que eu hoje estou feliz em participar desse grupo maravilhoso que é o grupo da Fundação Cultural, que mesmo diante das dificuldades, segue trabalhando pela nossa cultura”. 

As marchinhas escolhidas foram: O Tinder Do Vovô, Bumba Boi Nina, Me Dá o Anel, Elias Na Folia, Realeza e Quicadinha. As seis composições disputam o prêmio principal nesse domingo (13), a partir das 19h. O Festival contará com premiação de 5 mil reais para o primeiro colocado. Segundo e terceiro lugar levarão, respectivamente, 3 e 2 mil reais. E também será premiado, com 1 mil reais, a composição que for eleita na categoria Júri Popular. Todos os vencedores, além da premiação em dinheiro, também ganharão troféus. 

O pagamento será realizado pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Fundação Cultural, através do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fumic). “A premiação que a gente está dando para vocês é de coração, pra que a gente possa mais uma vez continuar incentivando a nossa cultura. E não vamos deixar nenhum momento a nossa cultura ser esquecida. Não vamos deixar essa onda do mal acabar a cultura da nossa cidade”, reitera, Paulinho Lobão, presidente da FCI.

A votação popular, pode ser feita através do link Júri Popular