.

Prefeitura mantém parceria com Instituto Alcoa para desenvolvimento das habilidades educacionais da comunidade escolar

Com o objetivo de fortalecer a Educação Básica de São Luís e contribuir para a melhoria da aprendizagem dos estudantes da rede municipal, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ampliou a parceria com o Instituto Alcoa para a implementação do Programa Ecoa. A partir de agora, serão 22 unidades de ensino do Município contempladas com as atividades desenvolvidas pelo projeto.

“Estamos sempre buscando parcerias que contribuam para o desenvolvimento dos nossos profissionais da educação, seguindo a orientação do prefeito Eduardo Braide. O Instituto Alcoa vem, justamente, promover essa iniciativa, com planejamentos estratégicos e ações nas escolas e na Semed, a fim de darmos importantes passos na melhoria de uso de tecnologias que auxiliam na educação de nossas crianças e adolescentes”, afirmou o secretário municipal de Educação de São Luís, Marco Moura.

O Programa Ecoa possui duas frentes: o Ecoa Gestão e o Ecoa Formação. O primeiro tem como objetivo promover o desenvolvimento das competências profissionais dos gestores educacionais e escolares, a fim de garantir a manutenção e sequência do projeto, contribuindo para melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Educação de São Luís, no apoio à implantação e monitoramento do Plano Estratégico e elaboração de Planos de Ação de gestão escolar nas unidades de educação básica. O parceiro técnico nessa frente é a empresa Interação Urbana.

Outra frente importante do programa é o Ecoa Formação, que conta com a parceria do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), e tem como público-alvo as equipes técnicas da Semed que atuam nas frentes de avaliação e aprendizagem; práticas de ensino da língua portuguesa e práticas de ensino da matemática, com o objetivo de desenvolver ações pautadas no diagnóstico, na análise e na ação pedagógica.

Para Mônica Renata Espadaro, gerente de Projetos Comunitários do Instituto Alcoa, a pandemia trouxe um novo cenário para a educação brasileira que requer novas habilidades.“Para nós do Instituto Alcoa, é muito importante saber que estamos contribuindo para o desenvolvimento de alunos e profissionais da educação neste momento e pensando no futuro. A parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio da Semed, no Programa Ecoa, reflete este desejo mútuo de cooperação, de uma verdadeira construção conjunta de soluções e aprendizado”, concluiu a representante do Instituto Alcoa.

O Ecoa passará a atender um total de 22 escolas do Ensino Fundamental, com acesso à formação continuada, encontros online mensais e oficinas. Antes, eram apenas 10 unidades. As escolas que foram beneficiadas com o projeto no ano passado continuarão no processo de formação, e mais doze novas escolas este ano já estão sendo atendidas contemplando, assim, 22 escolas da rede de ensino de São Luís.

Eliane Pinheiro, pedagoga da Assessoria Técnica Pedagógica (ATP) da Semed, conta que “a ação conjunta é de grande importância para os profissionais da Rede Pública Municipal de Educação de São Luís, uma vez que os participantes poderão discutir, socializar ideias e conjecturas, trocar experiências e ampliar seus conhecimentos relacionados às ações de ensino remoto, nesse novo modo de ensinar”.