O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
PlantãoÚltimas Noticias

Prefeitura de São Luís recebe doação de veículos e equipamentos para fortalecer combate às arboviroses

Nesta quarta-feira (12), a Prefeitura de São Luís recebeu uma doação de veículos e equipamentos que irão fortalecer as ações de vigilância em saúde no Município, com foco na prevenção e controle das arboviroses urbanas, como dengue, chikungunya e zika. A solenidade de entrega foi realizada em frente ao Palácio La Ravardière (sede da Prefeitura Municipal), e marcou um importante passo no combate às arboviroses e no reforço das políticas públicas de saúde na capital maranhense.

As doações foram realizadas por duas instituições: a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmon), que contribuiu com cinco veículos pick-up e cinco máquinas de nebulização, e o Ministério Público Estadual, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, que doou quatro veículos pick-up e cinco máquinas de nebulização, todos devidamente emplacados e plotados.

“Hoje é um dia muito especial para São Luís, pois recebemos esses veículos e equipamentos que vão fazer uma grande diferença no combate às arboviroses. Agradeço à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e ao Ministério Público Estadual por essa contribuição tão valiosa. Essa parceria mostra como a união de esforços pode gerar resultados concretos para a população. Vamos intensificar ainda mais nossas ações de prevenção e controle da dengue, chikungunya e zika, protegendo ainda mais a saúde dos ludovicenses”, afirmou o prefeito Eduardo Braide.

A doação é composta por nove veículos tipo pick-up e 10 máquinas de nebulização espacial a ultrabaixo volume (UBV), conhecidas popularmente como “carros fumacê”, utilizados no controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses. Os equipamentos serão destinados ao combate de focos do mosquito, bloqueio de surtos e prevenção de endemias na cidade.

As máquinas de nebulização, serão utilizadas em operações específicas de controle vetorial, especialmente em bairros onde já foram registrados surtos ou onde há alta densidade de focos do mosquito. Essas operações consistem na aplicação da névoa (nebulização espacial) com o produto que elimina os mosquitos adultos, interrompendo o ciclo de transmissão das doenças.

Além disso, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), planeja realizar essas ações de forma integrada, combinando o uso dos veículos e equipamentos com outras medidas de prevenção, como visitas domiciliares para orientação da população. O objetivo é garantir uma resposta rápida e eficiente diante de possíveis surtos, reduzindo a propagação das arboviroses e protegendo a saúde da população.

A secretária municipal de Saúde, Carolina Mitri, destacou a importância da doação para a renovação da frota e o reforço das ações da Vigilância Epidemiológica. “Essa doação chega em um momento importante para a nossa cidade, principalmente nesse momento chuvoso em que a Secretaria de Saúde reforça as ações de combate às arboviroses. Com a entrada desses novos veículos e equipamentos, estamos renovando nossa frota, o que vai permitir uma atuação mais ágil e eficiente no combate ao Aedes aegypti. Estamos muito gratos às instituições que contribuíram para essa conquista”, afirmou Carolina Mitri.

A superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária de São Luís, Lúcia Helena Silva, alertou sobre a gravidade das arboviroses e a importância do combate e prevenção também por parte da população de São Luís. “As arboviroses, como dengue, chikungunya e zika, representam um grave problema de saúde pública, não apenas em São Luís, mas em todo o país. Essas doenças podem levar a complicações sérias e, em alguns casos, até à morte. Por isso, o combate ao mosquito e a prevenção são fundamentais para evitar surtos e epidemias”, afirmou Lúcia Helena Silva.

A diretora de Relacionamentos Institucionais da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmon), Kathia Moreira, expressou sua satisfação em participar da iniciativa. “É uma grande alegria estarmos aqui, junto à Prefeitura, realizando essa doação e, de alguma forma, fazendo a diferença para a população. A Igreja desenvolve projetos humanitários que nos permitem, por meio das doações de membros, destinar recursos para grandes iniciativas como essa. É uma honra poder contribuir para que, por meio dessa parceria, as pessoas tenham mais saúde, mais qualidade de vida e mais alegria em suas famílias, por meio dos cuidados que serão proporcionados. Essa parceria específica tem sido um privilégio para nós”, afirmou Kathia Moreira.

Também estiveram na solenidade, membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmon), servidores e agentes de Endemias.