O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Prefeitura de São Luís inicia vacinação contra Covid-19 de portuários, ferroviários e aeroviários

Portuários, ferroviários e aeroviários começaram a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira (21), em São Luís. Com isso, a Prefeitura avança com o Plano Municipal de Vacinação, garantindo a imunização de mais três públicos-alvo estabelecidos como prioritários pelo Ministério da Saúde. 

“Hoje iniciamos a imunização de mais grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização. A Prefeitura vai avançando na campanha municipal à medida em que novas doses da vacina contra a Covid-19 são disponibilizadas. Não vamos descansar até que a vacina chegue para todos”, destacou o prefeito Eduardo Braide. 

Os trabalhadores do setor de transporte aéreo estão sendo vacinados no Centro Municipal de Vacinação (CMV), localizado no Pavilhão de Eventos do Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma. Para tomar a primeira dose do imunizante é preciso apresentar documento oficial com foto, último contracheque ou credencial aeroportuária. 

Além disso, o nome do profissional tem que constar na lista encaminhada pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) à Secretaria Municipal de Saúde (Semus). A vacina está disponível para todas as faixas etárias desta categoria. 

Vacinação em família

O casal de agentes de aeroporto Marcus Rubbert (32) e Leraima Barbosa (33) não perdeu tempo e foi junto tomar a primeira dose da vacina. Pais de duas filhas pequenas e estando em contato diário de pessoas vindas de todas as partes do país eles estavam ansiosos por este momento. 

“Este é um momento histórico para a nossa família e traz muita tranquilidade para a gente. Agora vamos poder trabalhar com mais segurança após a vacinação”, disse Marcus Rubbert. 

Para Leraima Barbosa o mais emocionante é saber que agora as filhas estarão mais protegidas. “A gente sai todos os dias de casa e volta com aquele medo de contaminar nossas filhas. Agora essa sensação começa a diminuir. Depois da segunda dose vamos ficar bem mais aliviados”, comentou. 

Portuários e ferroviários

Já no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) estão sendo vacinados portuários e ferroviários a partir dos 40 anos desde que estejam na lista encaminhada pela empresa Vale à Semus e apresentem documento oficial com foto e último contracheque. 

A ferroviária Ivanise Bezerra, 41 anos, aguardava com ansiedade o momento de se vacinar. “A gente volta para casa todos os dias preocupado com a família. Eu fiquei muito surpresa quando soube que vacinaria hoje. Agora o sentimento é de gratidão”, afirmou. 

Renata Veloso, ferroviária de 47 anos, disse que agora está aliviada. “Este é um passo muito importante para a gente finalmente vencer esta pandemia. Estou muito feliz de ter me vacinado hoje e torço para que esta vacina chegue a todos logo”, desejou. 

Plano Municipal de Vacinação 

A chamada dos portuários, ferroviários e aeroviários marca mais uma etapa do Plano Municipal de Vacinação contra Covid-19, lançado pelo prefeito Eduardo Braide em janeiro deste ano. O plano segue todas as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e novos públicos-alvo vão sendo convocados à medida que novas doses de vacina são recebidas pela Semus. 

Em quatro meses de campanha, a Prefeitura de São Luís já vacinou 323.244 mil pessoas (com a primeira ou segunda dose) até a quinta-feira, 20. A cidade é a segunda que mais vacina entre as capitais brasileiras, segundo dados do LocalizaSUS, do Ministério da Saúde.