"
Plantão

Prefeitura de São Luís inicia reforma completa do Centro de Especialidades Médicas (CEM) Filipinho

Nesta quinta-feira (16), o prefeito Eduardo Braide, assinou a Ordem de Serviço para a reforma completa do Centro de Especialidades Médicas (CEM), localizado no bairro Filipinho. O projeto, com investimento de R$ 1.919.673,67 e prazo de conclusão de 210 dias, vai ampliar e modernizar os serviços oferecidos à população, principalmente voltados à saúde masculina, com foco em novas especialidades e exames.

“Essa reforma é um compromisso com a saúde e com a dignidade dos cidadãos de São Luís. Estamos ampliando os serviços oferecidos, proporcionando um espaço mais adequado, moderno e acessível. Nosso objetivo é cuidar da saúde de forma integral e eficiente e essa obra é mais um passo importante nesse caminho”, afirmou o prefeito Eduardo Braide.

 O CEM Filipinho é uma referência em atendimentos na área de saúde, oferecendo um conjunto diversificado de especialidades como cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, hematologia, nefrologia, neurologia, otorrinolaringologia, reumatologia, urologia, pneumologia e proctologia. Com a reforma, além da ampliação de sete para 13 consultórios, a unidade passará a contar com salas específicas para exames de eletrocardiograma e eletroencefalograma, além da oferta de novos procedimentos urológicos como biópsia, troca de sonda e peniscopia, e dermatológicos, como biópsias de pele.

 A secretária municipal de Saúde, Carolina Mitri, também destacou os benefícios que a reforma trará para o atendimento à população. “Além de todos os atendimentos importantes que o CEM Filipinho faz, esta obra é mais um avanço importante no cuidado com a saúde dos homens, que representa uma demanda crescente em nosso Município. Vamos ampliar a oferta de especialidades e exames, o que vai permitir diagnósticos mais rápidos e tratamentos mais eficazes. A estrutura do CEM será inteiramente modernizada, e isso vai impactar diretamente na qualidade do atendimento, promovendo mais conforto e humanização aos nossos pacientes”, declarou a secretária.

Reforma e ampliação dos serviços

Com uma média de três mil atendimentos por mês, o CEM Filipinho será totalmente reestruturado, abrangendo adequações na infraestrutura física, revisão do teto, renovação de pisos e paredes, além da adaptação conforme as normas de acessibilidade. Outros pontos importantes incluem a instalação de novos sistemas elétricos e hidrossanitários e a climatização de todos os setores, o que trará mais conforto e qualidade no atendimento aos pacientes.

 Com a reforma, a unidade de saúde se consolidará como um centro de referência para a saúde masculina. As novas especialidades e a ampliação da oferta de procedimentos vão ao encontro da necessidade de intensificar o acompanhamento médico preventivo e especializado para os homens, promovendo um cuidado mais completo e acessível.

 A obra será executada em conjunto pelas secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), reforçando o compromisso da atual gestão com a melhoria da infraestrutura de saúde em São Luís. Na solenidade de assinatura da Ordem de Serviço, também estavam presentes a vice-prefeita, Esmênia Miranda, o vereador e líder de Governo na Câmara, Daniel Oliveira (PSD) e o vereador eleito Douglas Pinto (PSD), além de servidores e trabalhadores civis.