Prefeitura de São Luís entrega espaços de lazer e convivência a moradores do bairro Vila Nova, região Itaqui-Bacanga

A Prefeitura de São Luís entregou, na noite desta terça-feira (1º), duas praças aos moradores do bairro Vila Nova, localizado na região Itaqui-Bacanga, que tem recebido grandes investimentos da gestão do prefeito Edivaldo por meio do programa São Luís em Obras. As praças foram construídas sobre terrenos sem nenhuma infraestrutura e em atendimento a uma demanda antiga dos moradores, que não tinham espaço para convivência e lazer. Os serviços foram coordenados pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur).

“Por meio do São Luís em Obras temos executado grande volume de serviços nos bairros pertencentes à área Itaqui-Bacanga. Na Vila Nova já realizamos muitas intervenções, como pavimentação de ruas e avenidas e, agora, estamos entregando duas praças aos moradores, que não tinham espaços de lazer e convivência. Tudo o que temos feito é com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida à população”, destacou o prefeito Edivaldo, que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda; do vice-prefeito, Julio Pinheiro; dos secretários de Turismo, Socorro Araújo; de Relações Parlamentares, Nonato Chocolate; da Criança e Assistência Social, Andréia Lauande; de Obras, Antônio Araújo; e dos presidentes do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Estrela e do Impur, Fábio Henrique Carvalho.

As praças, que carregam nomes de figuras importantes para a história do bairro, dos antigos moradores Raimundo Sousa Gomes e Francisco Lopes, também vão servir para a prática de atividade física, tanto para adultos quanto para idosos; para as crianças também há amplo espaço para brincadeiras, passeio de bicicleta e muito mais. Ou seja, além do embelezamento que os novos espaços levam para o bairro, há, sobretudo, a funcionalidade que cada um carrega, fazendo com que os moradores possam se apropriar cada vez mais desse bem comum e, assim, desenvolver o sentimento de pertencimento pelo logradouro e de responsabilidade pela conservação do patrimônio público.

“Essas duas novas praças da Vila Nova, como tantas outras que temos reformado e construído por São Luís, representa a valorização dos espaços urbanos, fruto de um planejamento de nossa gestão para garantir mais qualidade de vida para a nossa gente. Aqui na área Itaqui-Bacanga estamos com várias obras, como a construção de uma ponte e drenagem no bairro Fumacê. Tudo o que a gestão do prefeito Edivaldo tem feito, principalmente neste momento de pandemia, trata-se de uma revolução e que ficará como legado para a história da cidade, pois, apesar das dificuldades, temos conseguido dar cumprimento a tudo que nos comprometemos do começo até aqui”, pontuou o vice-prefeito, Julio Pinheiro.

SOBRE A OBRA

Dentre os dois novos espaços de lazer e convivência estão a Praça Raimundo Sousa Gomes, localizada entre a Avenida José Sarney, a principal da Vila Nova, e a Rua Enoc Vieira. Nela há equipamentos de academia ao ar livre para adultos e novo mobiliário urbano, como bancos e lixeiras.

Todo o espaço dispõe de acessibilidade universal, incluindo piso tátil e rampas de acesso para pessoas em cadeira rodas ou mobilidade reduzida. Além disso, foi executado projeto de paisagismo que contempla áreas ocupadas por grama e algumas espécies de plantas que existiam no local foram preservadas para oferecer sombra aos frequentadores durante o dia.

Já na Praça Francisco Lopes, localizada no fim da Rua Enoc Vieira, a mesma onde estão situados o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Nova, conta com equipamentos de ginástica exclusivo para idosos, bem como mobiliário urbano e acessibilidade universal. Também foram instalados postes de iluminação com lâmpadas em LED, mais econômicas e eficientes. Assim como na primeira, também há pista de caminhada e amplo espaço para a diversão da criançada.

“As praças construídas na Vila Bacanga ocuparam áreas descampadas e que não tinham nenhuma serventia para os moradores do bairro. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio do Impur, que tem levado urbanização para vários pontos da cidade. Nos últimos meses, entregamos dezenas de praças por vários bairros, construídas com o mesmo aspecto e atrativos que os oferecidos nessas que estamos entregando aos moradores da Vila Nova. Tudo o que está sendo feito é para proporcionar mais qualidade de vida para a população e, através das palavras que ouvimos de cada morador, sabemos que estamos seguindo no rumo certo”, destacou o presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho.

APROVAÇÃO

Felizes com a iniciativa da Prefeitura de São Luís, a estudante Andreyna Moraes, de 20 anos, e a secretária Jaciara Moreno, de 41 anos, contam como eram os dois espaços antigamente. “Antigamente, só existia o terreno. A gente não tinha equipamento de lazer, não tínhamos espaços adequados para sentar e conversar, para as crianças brincarem e nem nada do tipo”, disse a primeira. “Estamos muitos felizes que o prefeito Edivaldo olhou com carinho para o nosso bairro. Nesses dois espaços em que foram construídas as praças não existia nada, era apenas um espaço à espera dessas grandes obras que estamos recebendo agora. Só temos palavras para agradecer”, completou a outra.

Administrador de 44 anos, Moisés Silva conta que espaços de lazer eram uma necessidade do bairro. “Há muito tempo nós esperávamos uma iniciativa do poder público que nos oferecesse o que, somente agora, o prefeito Edivaldo está nos proporcionando. Os terrenos onde foram construídas essas praças eram terra de ninguém, serviam para a bebedeira, às vezes para descarte de lixo. Receber esses dois espaços é uma benção e todos nós, moradores, só temos a agradecer”, destacou.

Já a autônoma Ruth França, de 48 anos, diz que ficou emocionada quando soube da construção dos espaços, entre os quais um carrega o nome de seu pai, Francisco Lopes. “Fiquei extremamente feliz quando soube que o prefeito Edivaldo construiria praças aqui em nosso bairro, pois sempre foi um sonho para todos os moradores. Mais feliz ainda eu fiquei quando soube que meu pai seria um dos homenageados, que teria seu nome numas dessas praças. O sentimento é de gratidão, enquanto cidadã, e o mesmo por estar viva e ver que o sonho do meu pai, mesmo já não estando mais aqui, também foi realizado”, ressaltou.

INVESTIMENTOS NO ITAQUI-BACANGA

Com o São Luís em Obras, o prefeito Edivaldo tem realizado grandes investimentos para o desenvolvimento urbano da região Itaqui-Bacanga. Mais recentemente, iniciou a construção de uma ponte que vai ligar os bairros Fumacê e Anjo da Guarda. Ainda no Fumacê, segue avançando com a construção de um sistema de drenagem profunda, que vai evitar os alagamentos que, por anos, causaram prejuízos às famílias que moram no bairro, sobretudo aquelas residentes aos longo da Avenida do Vaticano, a mais afetada pelo volume pluvial.

O prefeito Edivaldo também asfaltou praticamente todas as vias do bairro Vila Nova, onde entregou as duas praças na noite desta sexta. Igualmente, alcançou bairros como Alto da Esperança, Jambeiro, São Raimundo e Vila Bacanga, onde, atualmente, segue avançando com a obra de restauração do mercado, um entre dez que estão passando por intervenção para melhorias infraestruturais, sendo quatro já entregues. Para além disso, levou obras para vários outros bairros da área Itaqui-Bacanga, uma das mais populosas da capital maranhense.