Prefeitura de São Luís dá a largada para a folia carnavalesca neste sábado (20) com inauguração da Cidade do Carnaval

A partir deste sábado (20), o pré-Carnaval de rua da capital maranhense ganha um incremento inédito. A Prefeitura de São Luís vai inaugurar, às 17h, a Cidade do Carnaval, um circuito conectado que engloba a área lateral do Terminal da Integração da Praia Grande, um trecho da Avenida Vitorino Freire e a Praça das Mercês, pontos de folia que receberão programação especial, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube (www.youtube.com/TVPrefeituraSL). A folia terá continuidade nos dias 27 de janeiro e 3 de fevereiro, bem como em todo o período oficial de folia.

A largada será dada com shows da banda Chicabana, sobre um trio elétrico, e da cantora paraense Joelma, que se apresentará em um super palco. Antes, se apresentam os blocos tradicionais Os Guardiões e Príncipe de Roma, no Palco Multicultural, a partir das 17h. O grupo Bicho Terra abre a programação no trio elétrico, seguido por Bruno Shinoda, que faz o esquenta para a banda Chicabana.

Além disso, os foliões se divertirão na tenda ‘Hot Space’, dedicada à música eletrônica. Neste primeiro dia, quem comanda o espaço é o DJ Junior Pulga e Hot Mix. Tem ainda o ‘Espaço Reggae’ com DJs, que homenageará um dos ritmos mais tocados no Maranhão e o Palco Multicultural, reservado à ‘prata da casa’.

 “A Cidade do Carnaval é mais uma opção para que a população possa pular o Carnaval com muita alegria e descontração. Nós fizemos um planejamento completo para garantir o conforto para os foliões ludovicenses e turistas”, disse o prefeito Eduardo Braide, convidando a população para a grande festa deste sábado (20).

O novo circuito contém espaços como posto médico, praça de alimentação, espaço do turismo, espaço acessível, camarote institucional e outros serviços ofertados pela Prefeitura. No espaço do turismo, em frente ao palco principal, haverá uma central de atendimento ao turista, com distribuição gratuita de água e oferta de pintura facial de Carnaval, em parceria com empresas privadas. Além disso, pequenos empreendedores comercializarão diversos produtos regionais ao longo da festa.

Durante o evento, será proibida a comercialização e consumo de bebidas armazenadas em garrafas e vasilhames de vidro, determinação que valerá até o dia 19 de fevereiro. A Prefeitura cadastrou mais de 600 profissionais que recebem treinamento sobre técnicas de venda e boas práticas de manipulação de alimentos.

A Blitz Urbana realiza o ordenamento urbanístico da Cidade do Carnaval e de todo seu entorno, com o credenciamento do comércio informal e a organização da Vila Food, o que consiste na emissão das autorizações, entrega de coletes e pulseiras de identificação. Os comerciantes informais são posicionados em locais adequados, para que possam vender seus produtos de forma segura.

Segurança e trânsito

A segurança será reforçada com barreiras para revista, central de videomonitoramento, efetivos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militar, Guarda Municipal, Blitz Urbana, segurança privada e bombeiros civis. A Guarda Municipal atuará com 150 guardas, 15 viaturas, um ônibus para videomonitoramento e cinco motos.

Para a fluidez dos foliões, haverá pontos de interdição no trânsito e controle de desvio de fluxo em toda a região do Centro. Na Avenida Senador Vitorino Freire, a interdição no sentido bairro-centro, inicia em frente ao Subway e no sentido centro-bairro, começa em frente à Caema. Haverá interdição também nos pontos de acesso às vias da região da Praça Maria Aragão, a partir do meio-dia. A Avenida Beira-Mar e a Rua Barão de Itapary ficarão livres de veículos. Ruas do centro histórico, como Estrela e Giz, estarão condicionadas a mão única, podendo o fluxo ser alterado, de acordo com a demanda do evento.

O Terminal de Integração da Praia Grande encerrará as operações às 14h deste sábado (20), só voltando a funcionar no domingo (21). Os passageiros que estiverem dentro do terminal serão transferidos de forma segura em ônibus de apoio para um terminal temporário na Fonte do Bispo, com direito à integração temporal, que garantirá que o bilhete único tenha validade de três horas.

As linhas e plataformas serão identificadas por meio de placas de sinalização. Usuários que pagarem suas passagens em dinheiro terão a opção de tirar, gratuitamente, dentro do Terminal da Praia Grande e receber na hora o cartão ‘Passe Fácil’ para serem beneficiados com a integração temporal.

Chicabana e Joelma

A Cidade do Carnaval será inaugurada com dois shows bastante esperados. Um deles é o da banda Chicabana, que percorrerá parte da Avenida Senador Vitorino Freire sobre um trio elétrico entoando seus mais tocados sucessos, a exemplo das músicas “Eu quero só você” e “Pra ver o sol brilhar”. O grupo Bicho Terra e o cantor Bruno Shinoda também se apresentarão sobre um trio, animando o público que cairá na folia.

A cantora Joelma está sendo bastante aguardada e cantará com banda completa sobre um palco montado ao lado do Terminal de Integração da Praia Grande. A ‘Musa do Tacacá’ entoará repertório já conhecido dos fãs, como é o caso das canções “Voando pro Pará” e “A Lua me Traiu”, entre outros hits.

Na tenda ‘Hot Space’, a animação ficará por conta do DJ Junior Pulga e Hot Mix. Já no Espaço Reggae, os foliões serão convidados a dançar agarradinhos no embalo das ‘pedras de responsa’. No Palco Multicultural, vai ecoar o som das retintas e tambores contratempo dos blocos tradicionais Os Guardiões e Príncipe de Roma.

Além das atrações convocadas para a estreia da Cidade do Carnaval, o prefeito Eduardo Braide já anunciou a presença do DJ Pedro Sampaio, que fará show no dia 27 de janeiro; Olodum, confirmado para o dia 11 de fevereiro; e Iguinho e Lulinha, dia 13 de fevereiro.