.

 Prefeitura de Caxias e Governo do Estado vão entregar Casa da Mulher Maranhense em outubro de 2022

A Prefeitura de Caxias (MA) e o Governo do Estado por meio da Assessoria Especial da Secretaria de Estado da Mulher, em reunião com o Prefeito de Caxias, Fábio Gentil; a secretária municipal de Políticas para as Mulheres e assessores da Secretaria Estadual da Mulher, definiram que a Casa da Mulher Maranhense será instalada em Caxias já no mês de outubro, no final da Campanha Outubro Rosa. Na ocasião estiveram presentes também: Delegacia da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Patrulha Maria da Penha.

“A expectativa é que a Rede de Proteção a mulher comece a trabalhar em um local adequado. E, que essa mulher se sinta acolhida. E, sem dúvida, sendo um ambiente acolhedor, a mulher vai se sentir mais estimulada a procurar seu direitos e se informar, mesmo antes de sofrer uma violação”, lembra Marília Vasconcelos, delegada da mulher.

“Ter mais um projeto que acolhe a mulher que sofre violência doméstica e familiar é um projeto importante, porque ele amplia as opções para a mulher. E, a Casa da Mulher Maranhense, vem para ser mais essa oportunidade. E, o Conselho está disposto a colaborar e acompanhar as políticas públicas em defesa da mulher”, disse Lígia Alves, 1ª secretária do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

“É um novo equipamento onde todos os serviços vão funcionar em um único lugar. Para que as mulheres não fiquem andando de um lugar para outro. A casa vai atender não apenas a mulher vítima de violência, mas a mulher terá acolhimento, orientações, trabalho preventivo a disposição dela. E, nós queremos expandir para outros serviços sociais. A previsão de entrega é no mês de outubro, e para nós será gratificante receber dentro da Campanha Outubro Rosa”, destaca Kiara Braga, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

O espaço que vai funcionar no Conjunto Hélio Queiroz em Caxias, vai agregar vários serviços em um único lugar e vai possibilitar que a mulher tenha acesso à rede de proteção sem muitos esforços. Com isso, a política de prevenção a violência e defesa da mulher serão ainda mais reforçados, para Caxias e região.

“Nós temos uma unidade em Imperatriz e agora vamos trazer uma Casa da Mulher Maranhense para Caxias, que é fruto do orçamento participativo. Dentro de alguns dias teremos a casa inaugurada. Dentro da Casa da Mulher Maranhense teremos: Delegacia Especializada, Vara, Defensoria, Atendimento Psicossocial, então, toda a rede de Proteção à Mulher vão estar em um só lugar. E, toda a região será assistida em Caxias, Caxias será o Centro. A previsão de entrega é para final de outubro. Hoje, assinamos o contrato com proprietário do Imóvel, vamos fazer adaptações, os móveis já foram comprados. E, estamos em fase de licitação de outros serviços“, disse Vitor Ataíde, chefe da Assesssoria Especial da Secretaria de Estado da Mulher.

“Essa obra está chegando a Caxias neste mês de outubro, dando uma qualidade maior para as as mulheres de Caxias e da região. Quando se tem o município trabalhando ladeado com o Governo do Estado, os resultados acontecem. E, a Casa da Mulher Maranhense vem no momento em que a mulher cada vez mais ganha protagonismo. A Casa da Mulher Maranhense vem valorizar ainda mais as mulheres . Nós conquistamos recentemente junto ao Governo a Patrulha Maria da Penha e agregando agora com mais esse serviço, tenho certeza que a mulher vai se sentir mais segura e protegida“, afirma Fábio Gentil, Prefeito de Caxias(MA) e Governo do Estado definem instalação da Casa da Mulher Maranhense.