Prefeitura ampliará parceria com Instituto Pobres Servos da Divina Providência, na Cidade Operária

Prefeitura ampliará parceria com Instituto Pobres Servos da Divina Providência, na Cidade Operária

A Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) vai ampliar as parcerias com o Instituto Pobres Servos da Divina Providência, na Cidade Operária. O espaço, que já abriga dois projetos do município com serviços na área da assistência social, vai sediar a Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência e o Conselho Tutelar do bairro.

O anúncio foi feito durante a visita da titular da Semcas, Rosângela Bertoldo, e da primeira-dama, Graziela Braide, na última sexta-feira (19), à sede do Instituto.

No Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiências, a secretária e a primeira-dama conheceram mais sobre o espaço, que recebe adultos com deficiência e suas famílias. Com equipe multiprofissional formada por psicóloga, assistente social, terapeuta ocupacional e cuidadores, o Centro-Dia desenvolve atividades instrumentais, esportivas e recreativas de vida diária, sempre com foco na estimulação e na inclusão social.

As instalações trazem a proposta de oferecer um espaço doméstico, para que haja uma melhor adaptação do paciente e, assim, ele possa alcançar maior autonomia e independência. “A gente percebe que são serviços que estão sendo executados com excelência, com bons resultados, e são serviços assim que a Prefeitura de São Luís, por meio da Semcas, vamos fortalecer e dar continuidade”, destacou Rosângela Bertoldo.

As visitantes conheceram ainda as instalações do Centro-Dia Infantil, que comemorou três anos de atividades oferecendo serviços especializados de assistência a crianças de 0 a 6 anos, que têm algumas deficiências, entre elas, microcefalia e autismo.

O Centro-Dia Infantil trabalha a estimulação precoce de crianças que são encaminhadas pelos centros de saúde da rede pública, demanda espontânea ou mesmo através da busca ativa. O local conta com brinquedoteca, salas, dormitórios, cozinha e banheiros adaptados para atender às necessidades dos pequenos.

“Fiquei muito feliz em conhecer o trabalho desenvolvido nos centros-dia, que dá suporte não só às crianças, mas também às famílias, que precisam desse apoio. Estaremos juntos reforçando esse importante trabalho”, finalizou Graziela Braide.