Prefeitura amplia diálogo com comunidades de áreas de risco de São Luís

A Prefeitura de São Luís está intensificando as visitas em áreas de risco da capital maranhense com o objetivo de buscar soluções para problemas enfrentados por essas comunidades. O trabalho está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por meio da Defesa Civil, que esta semana esteve na Vila Romário, nas proximidades do Conjunto São Raimundo.

O grupo compareceu ao local após receber a demanda dos moradores, que solicitaram a presença da Defesa Civil Municipal para averiguar o acúmulo de água pluvial na região. Segundo levantamento técnico, é grande o volume de água que escoa em direção a uma canalização, caindo em uma área onde há terrenos, em trechos com presença de sítios.

Os agentes conversaram com as pessoas que moram nas proximidades para levantamento das condições das moradias e da área. “A água já abriu uma cratera, uma espécie de ‘valão’. A enxurrada, em dias de chuva forte, está escavando as laterais do terreno. A preocupação da comunidade é que, com o passar dos anos, essa área possa ficar comprometida totalmente”, explicou Alexssandro Nogueira, superintendente da Defesa Civil do Município.

Ainda conforme Alexssandro Nogueira, a Defesa Civil vai elaborar um laudo técnico acerca da situação do local, para que sejam feitas as intervenções necessárias juntamente com órgãos municipais, entre eles, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

“Temos feito um trabalho de diálogo, aproximação e contato constante das nossas equipes com moradores de regiões e áreas mapeadas pela Defesa Civil como de risco, seguindo uma determinação do prefeito Eduardo Braide. Nosso intuito é prevenir para que não haja situações de ocorrências nessas áreas, garantindo, em primeiro lugar, a segurança da nossa população”, destacou o secretário da Semusc, Marcos Affonso.

Para entrar em contato com a Defesa Civil de São Luís, o cidadão pode ligar para (98) 3212-8474. O serviço funciona de plantão durante 24 horas.