Prefeitura abre semana de comemorações pelo aniversário de 32 anos da Guarda Municipal de São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), deu início, neste sábado (3), às comemorações ao 32º aniversário da Guarda Municipal (GMSL), com o Torneio de Tiro realizado no 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), no bairro João Paulo. A competição esportiva foi aberta somente para os guardas municipais e servidores da Semus e serviu para promover uma maior integração no órgão. Outras atividades também acontecerão ao longo da semana em alusão à data. 

O titular da Semusc, Marcos Affonso, participou da competição na equipe composta, também, pelo comandante da GMSL, Reginaldo Sampaio, e Sílvio Adler, assessor do Gabinete. “O torneio interno marca o início da semana de comemoração do aniversário da Guarda Municipal de São Luís, que completará 32 anos no próximo dia 6 de julho. São mais de três décadas de bons serviços prestados à sociedade ludovicense. Para mim, é uma honra participar do evento, que na verdade é um momento de alegria. Conforme o nosso prefeito Eduardo Braide colocou como prioridade em sua gestão, temos trabalhado pela valorização dos profissionais e a modernização da Guarda Municipal para que possamos prestar um serviço cada vez melhor à sociedade”, pontuou. 

O torneio foi realizado no estande de tiros no quartel do Exército, no João Paulo. Os participantes compareceram ao local seguindo todas as recomendações sanitárias, utilizando máscara, devido à pandemia da Covid-19, e equipamentos como protetor auricular e óculos de proteção, além do uniforme de instrução para os guardas municipais. A competição aconteceu em duas modalidades: equipe e individual. Os inscritos no evento receberam as instruções dos guardas municipais Ivonaldo Mota e Natália de Oliveira no momento do disparo. 

O guarda municipal Luiz Martins, superintendente de Inteligência e Controle Interno da Semusc, explicou a dinâmica do torneio. “O torneio foi realizado em duas etapas. A primeira foi composta por dez equipes, sendo que cada equipe com três atiradores, totalizando trinta participantes. Cada atirador efetuou dez disparos na primeira fase. Na segunda, no alvo de percepção, que é o colorido, cada atirador efetuou vinte e quatro disparos, e dez no humanoide”, explicou Martins. 

Para o comandante da Guarda Municipal de São Luís, Reginaldo Sampaio, o torneio foi importante como momento de confraternização e também para exercitar a agilidade, habilidade e precisão dos profissionais. “Podemos dizer que a disputa foi acirrada, dentro de um clima de celebração e integração entre os profissionais, pois a nossa instituição está completando 32 anos de trabalho e reconhecimento da população. Cada servidor contribuiu para o desenvolvimento da nossa corporação, por meio do atendimento de excelência ao cidadão e aos turistas que visitam São Luís”, salientou. 

Programação de 32 anos

Participaram, ainda, da competição servidores da Defesa Civil de São Luís e do Corpo de Guarda-Vidas, que também é composta por guardas municipais. As comemorações pelos 32 anos da GMSL continuam na próxima segunda-feira (5), ocasião em que um seminário sobre segurança pública será transmitido ao vivo e on-line pela Escola de Governo e Gestão Municipal (Eggem), a partir das 9h, com os palestrantes Natália de Oliveira e Carlos André Collins, ambos guardas municipais. 

Os interessados em participar do seminário podem se inscrever pelo link: escola.eggem.net. Já na terça-feira (6), haverá uma solenidade na sede da Semusc em homenagem à Guarda Municipal de São Luís e a premiação dos vencedores do Torneio de Tiro. Além disso, está previsto também a realização de simulado de resgate, doação de sangue e a participação da Banda de Música na campanha de vacinação contra a Covid19 por toda semana.