Prefeito Eduardo Braide entrega U.E.B. na Vila Esperança, com estrutura modernizada e acessível
Nesta quinta-feira (27), o prefeito Eduardo Braide entregou à comunidade do bairro Vila Esperança, na Zona Rural de São Luís, a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Dilson Ramos Bessa, totalmente reestruturada e modernizada. A revitalização da escola faz parte do programa ´Escola Nova´, que tem garantido infraestrutura de qualidade em todas as unidades de ensino da rede municipal. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).
A U.E.B. Dilson Ramos Bessa atende 212 crianças, de 2 a 5 anos, nos turnos matutino e vespertino, beneficiando moradores das comunidades Vila Esperança, Vila Industrial, Residencial Shalon, Batatã, Ferventa, Ribeira e Rio da Prata.
“A U.E.B. Dilson Ramos Bessa está completamente revitalizada, com uma estrutura moderna, acessível e segura, para que nossos alunos possam aprender e se desenvolver em um ambiente adequado. A educação é a base de tudo, e estamos trabalhando para garantir que todas as crianças da nossa cidade tenham acesso a escolas novas e com uma qualidade”, afirmou o prefeito Eduardo Braide, relembrando todas as demais obras que foram realizadas na comunidade Vila Esperança nos últimos anos, incluindo a instalação de iluminação em LED, a entrega do Centro de Especialidades Odontológicas e outras melhorias que contribuíram para o desenvolvimento da localidade.
A secretária da Semed, Caroline Marques Salgado, reforçou o compromisso da gestão com a melhoria da infraestrutura escolar. “A reforma da U.E.B. Dilson Ramos Bessa é um exemplo do que estamos fazendo em toda a rede municipal. Aqui, as crianças terão acesso a salas de aula climatizadas, espaços lúdicos, banheiros acessíveis e uma sala de recursos especializados, que garantem a inclusão de todos os alunos. Estamos investindo não apenas na estrutura física, mas também na qualidade do ensino, porque acreditamos que a educação transforma vidas”, disse a secretária, afirmando que, nas próximas semanas, todos os alunos da unidade, assim como os alunos da rede, receberão os kits escolares completos.
Obra
A reforma da U.E.B. Dilson Ramos Bessa incluiu a revitalização das salas de aula, cozinha, refeitório climatizado, coreto, área de vivência com brinquedos, banheiros, brinquedoteca e demais espaços. As intervenções contemplaram a renovação das instalações elétricas e hidrossanitárias, a aplicação de novos revestimentos cerâmicos em paredes e pisos, a instalação de forro em PVC, janelas de alumínio e vidro, além de uma nova pintura e climatização de todos os ambientes.
A unidade agora conta com rampas de acesso, banheiros adaptados e uma sala de recursos educacionais especializados, que garantem a inclusão de todos os alunos. A estrutura foi pensada para oferecer conforto, segurança e acessibilidade tanto para os alunos como para toda a comunidade escolar.
A técnica de laboratório e mãe de uma aluna da U.E.B., Maria Serrão, não escondeu a alegria ao ver a escola revitalizada. “Muito feliz com a nova estrutura, parece que estamos em um colégio particular. Sei que agora minha filha vai estudar em um lugar seguro, bonito e com tudo que ela precisa para aprender. Isso é um sonho realizado para nós, mães, que queremos o melhor para nossos filhos”, disse Maria.
Maria da Piedade Rocha também é uma das mães realizadas com a entrega da nova unidade. “Meus três filhos já passaram por essa unidade e saber que ela vai educar outras gerações de alunos e com a qualidade que está sendo entregue hoje é maravilhoso. É um dia de celebração e de muita alegria para todas as mães e todos os moradores dessa comunidade”, afirmou.
A professora Raiane Sousa, que leciona na unidade há seis anos, ressaltou a melhoria na qualidade da educação proporcionada pela nova estrutura. “A reforma trouxe um ambiente mais acolhedor e mais adequado. A climatização, os novos recursos pedagógicos e os espaços lúdicos vão contribuir muito para o desenvolvimento das crianças. Agora, temos condições melhores e ideais para oferecer um ensino de qualidade e inclusivo”, disse Luana.
A cerimônia de entrega contou com a presença do subprefeito da Zona Rural, Francisco Leitão, além de servidores, pais e alunos.