Prefeito Eduardo Braide acompanha início das atividades presenciais na creche e pré-escola Elza Maria Rodrigues da Silva, na Cidade Operária

O prefeito Eduardo Braide acompanhou, nesta quinta-feira (4), o início das atividades presenciais na Unidade de Ensino Básico (U.E.B.) Elza Maria Rodrigues da Silva, onde estudam 192 crianças, divididas entre creche e pré-escola. A unidade foi toda adaptada para atender aos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, medida do programa Retorno Seguro, executado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). 

“Estamos dando continuidade ao retorno seguro das aulas presenciais na nossa rede de ensino. Somente hoje, além da creche Elza Maria Rodrigues da Silva, onde vim pessoalmente acompanhar o reinício das aulas, estamos retomando as atividades em mais três unidades, que foram totalmente requalificadas para garantir que as crianças tenham aulas de forma segura. Vamos seguir com nosso planejamento, preparando as unidades de ensino para que nossos professores e alunos possam retomar suas atividades em sala de aula”, afirmou o prefeito Eduardo Braide. 

A U.E.B. Elza Maria Rodrigues da Silva é uma unidade da educação infantil que atende a 192 crianças dos 3 aos 5 anos, matriculados nos dois turnos de ensino. A retomada das atividades presenciais na creche e pré-escola também marcou o primeiro dia de aula do pequeno Théo, 3 anos, filho de Rosa Milke, oceanógrafa. 

“Além do Théo, tenho uma filha de 6 anos, Maria, que também estuda aqui. Nesse período das aulas suspensas não achei que seria bom para eles ficarem expostos à tela do computador, tendo aulas remotas. Preferi esperar o retorno das aulas presenciais. Os dois estavam muito ansiosos para voltar. Felizmente, vimos que a creche está bem adaptada para receber eles neste momento. Então, fiquei tranquila para trazer meus filhos para cá”, disse Rosa Milke. 

Quem também levou o filho Henrique, 3 anos, para iniciar a vida escolar na unidade, foi a babá Marluce Nascimento. “Eu estava mais nervosa que ele neste início das aulas presenciais. Como eles não podem vacinar, a gente se preocupa mesmo sabendo que todos os professores já foram imunizados. Mas todos os pais e mães puderam acompanhar a retomada, então, sei que meu filho está seguro”, comentou. 

Volta às aulas

Além da U.E.B. Elza Maria Rodrigues da Silva, também foram retomadas as aulas presenciais nesta quinta-feira (4), para os alunos da UEB Joaquim Pinto, localizada na Vila Maracujá, Zona Rural, onde estão matriculadas 151 crianças; no anexo São Francisco das Chagas, na Vila Lobão, que atende 304 estudantes; e o anexo Luís Pinho, no bairro Divinéia, onde estudam 333 alunos. Ao todo, 980 estudantes voltaram para a sala de aula. 

A secretária Municipal de Educação, Caroline Marques, acompanhou o prefeito Eduardo Braide durante a visita à U.E.B. Elza Maria Rodrigues da Silva. “O retorno presencial das aulas está sendo feito de forma gradual e organizada, seguindo um planejamento criterioso para garantir que toda a comunidade escolar esteja segura e consiga se adaptar a este novo momento que a educação requer”, afirmou. 

Retorno seguro

Para a retomada segura das aulas presenciais, a Prefeitura de São Luís adotou uma série de medidas, como a realização de atividades de formação para os professores e acolhimento para os alunos. O objetivo é aproximar mães, pais, responsáveis e professores das escolas, preparando o ambiente para a volta da rotina escolar, que estava interrompida desde março de 2020 por causa da pandemia de Covid-19. 

Outra medida, foi a reforma e requalificação das unidades de ensino por meio de sua reestruturação física e implantação dos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 como a instalação de estação de lavagem das mãos na entrada das unidades, dispenser de álcool em gel na porta de todas as salas de aula, sinalização para informar quanto à necessidade do uso de máscara, do distanciamento social e outras medidas necessárias para o combate ao novo coronavírus. 

Outro fator que garante o retorno seguro das aulas presenciais é a vacinação dos professores, que já receberam as duas doses das vacinas contra o novo coronavírus.