Prefeito Edivaldo inaugura Ecoponto e área de lazer no bairro Cohab Anil

O prefeito Edivaldo Holanda Junior inaugurou, nesta quinta-feira (17), o Ecoponto Cohab Anil, o 21º equipamento a entrar em operação, como parte integrante da política municipal de gerenciamento de resíduos sólidos como entulhos de construção civil, resto de podas de árvores, descarte de equipamentos eletrônicos e materiais recicláveis em geral, como garrafas PET, papel e papelão, entre outros. Os investimentos executados nesta gestão levaram a capital maranhense a tornar-se referência nacional no setor, avançando cada vez mais para ser uma das cidades mais sustentáveis do Brasil. Na quarta-feira (16), o gestor entregou à população um conjunto de três praças também no bairro Cohab Anil.

“Os Ecopontos são equipamentos importantes da nossa política de gestão de resíduos, propiciando para os moradores um espaço adequado para descarte de materiais recicláveis e, desta forma, avançando cada vez mais na preservação do meio ambiente, fazendo com que São Luís continue sendo referência nacional neste tipo de atividade, coibindo o descarte irregular em terrenos baldios e locais públicos, promovendo a coleta seletiva e incentivando boas práticas ambientais na comunidade”, declarou o prefeito Edivaldo, acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda e da presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU), Carolina Moraes Estrela. 

Durante sua fala o prefeito também destacou outro avanço importante na política de resíduos sólidos de São Luís, o Centro Ambiental Ribeira que foi entregue na última terça-feira. O Centro ocupa a área do antigo lixão da Ribeira e é composto por Galpão de Triagem de Materiais Recicláveis, Pátio de Compostagem de Resíduos Orgânicos, Usina de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil e Centro de Educação Ambiental. Centro Ambiental Ribeira é o primeiro centro ambiental do país construído na metodologia ecopoarque. O equipamento é mais um dos legados de uma política totalmente estruturada para a valorização do resíduo sólido gerado na cidade e a profissionalização de todo o sistema de limpeza urbana, fruto de investimentos do prefeito Edivaldo. 

ECOPONTO COHAB ANIL

No equipamento da Cohab Anil, foram construídas plataformas elevadas para manobra e descarga de veículos e carroças. As plataformas dão acesso às caçambas de aço, que recebem o material trazido pelos usuários. Cada caçamba destina-se a receber um tipo diferente de material, como restos de construção civil, poda de árvores e capina, papelão e plásticos, entre outros.

O pátio central e demais dependências são constituídas de piso concretado e área de manobra coberta de pedra brita. Completando o sistema de triagem, uma estrutura de concreto armado e paredes de alvenaria forma as quatro baias de separação de recicláveis (papel, papelão, metais, garrafas pet, entre outras).

O prédio administrativo conta com salas para atendimento ao público e toda a edificação dispõe de modernas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, reservatório de água potável, banheiros com acessibilidade.

“Com a implantação de mais um Ecoponto, estamos atendendo a demandas das comunidades, sobre a destinação correta de material que, antes, era descartado irregularmente nas ruas e acabava formando lixões pelos bairros. Este é o mais novo e moderno equipamento já entregue e vamos seguir avançando, apresentando novos serviços, a exemplo do programa de EcoVantagens, que conta com uma rede com mais de 200 parceiros, na qual os usuários cadastrados obtêm descontos em produtos e serviços”, frisou a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU), Carolina Moraes Estrela.

Usuários aprovam a implantação do Ecoponto da Cohab Anil. “Há 20 anos que a gente trabalha no ramo e, antes, tínhamos de despejar nossa carga por aí, pela rua, em terrenos abandonados e nos lixões. Eu nunca gostei de fazer isso. Dava até tristeza ver a cidade cheia de lixões, mas não tinha outra opção. Agora, a gente pode contar com o Ecoponto para poder fazer do jeito certo”, comentou Manoel Serafim, de 55 anos de idade, morador do bairro Aurora e trabalha como carroceiro, ofício que lhe garante o sustento da família, passando os dias recolhendo material de bairro em bairro.

GESTÃO

Os Ecopontos são equipamentos públicos onde a população pode fazer a entrega voluntária de materiais recicláveis, evitando o descarte irregular nas vias públicas e o desperdício de matéria-prima. Os equipamentos são construídos estrategicamente em áreas que já foram usadas para o descarte irregular de resíduos sólidos.

Os equipamentos ainda geram emprego e renda já que parte dos recicláveis são entregues às cooperativas de catadores, aumentando a produção e os ganhos destas entidades. Os Ecopontos funcionam de segunda-feira à sábado, das 7h às 19h. Além de materiais recicláveis, a população pode fazer o descarte de restos de poda e capina, entulho de obras e eletrodomésticos avariados.

O município de São Luís dispõe, ainda, do serviço de Coleta Seletiva Domiciliar por agendamento. por meio deste serviço, o cidadão pode entrar em contato com uma central de atendimento e agendar o recolhimento domiciliar dos materiais recicláveis já devidamente separados. Vale lembrar também que, ao longo de 2020, foram instaladas 10 mil lixeiras em toda a cidade para garantir o descarte ambientalmente adequado dos resíduos sólidos.

Os investimentos feitos pelo prefeito Edivaldo na gestão de resíduos sólidos garantiram que São Luís se tornasse referência nacional no setor, sendo a cidade do Nordeste com maior taxa de reciclagem, cerca de 5,5%, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

OUTRAS OBRASSeguindo com o cronograma de inaugurações, também na Cohab-Anil, na quarta-feira à noite (16), o prefeito Edivaldo entregou um conjunto de mais três praças, que foram construídas em áreas sem infraestrutura no bairro. Agora, somente no bairro, o prefeito entregou 28 praças.

Além do embelezamento da região, elas oferecem uma série de benefícios aos moradores. São espaços para atividades culturais, para o lazer das crianças, jovens, adultos e idosos, espaços para prática de atividade física.

A Praça das Mães, localizada na Avenida 03, conta com bancos para descanso, arborização, iluminação moderna, quadra poliesportiva e academia ao ar livre. Também na Avenida 03 fica a Praça dos Pais com bancos, paisagismo e iluminação. Na Avenida Jerônimo de Albuquerque está a Praça da Criança que conta com bancos para descanso, estacionamento, iluminação e paisagismo. As três praças também contam com acessibilidade.As novas praças integram os investimentos da gestão do prefeito Edivaldo executados por meio do programa São Luís em Obras. Somadas as duas gestões o prefeito Edivaldo entregará mais de 200 praças por toda a cidade entre reformas e construções.

Ainda na quarta-feira (16), o prefeito entregou, no São Raimundo, onde antes era um terreno abandonado usado de forma irregular, a Praça da Família. Trata-se de um espaço onde os moradores vão poder ter momentos de diversão e convivência. A praça conta com academia ao ar livre, área de lazer e descanso com bancos, iluminação, paisagismo e acessibilidade.

SAIBA MAIS  

Materiais recebidos nos Ecopontos

ELETRÔNICOS: televisão, monitores, celular, impressoras, mouses, teclados, etc – até três unidades

ENTULHO: resíduos de construção civil, como tijolos, telhas, gessos etc – até 2m³ (volume de uma caixa d’água de 2 mil litros)

MADEIRAS: até 2m³ (volume de uma caixa d’água de 2 mil litros)

ÓLEO DE COZINHA: até 5 litros

PNEUS: até 4 unidades

PODAS DE ÁRVORE E RESTO DE CAPINA: até 2m³ (volume de uma caixa d’água de 2 mil litros)

RECICLÁVEIS: plástico, papel, isopor, metais, vidros, etc (até 300 litros – 3 sacos grandes)

VOLUMOSOS: móveis, sofás, colchão etc (até dois volumes)

Que materiais os Ecopontos não recebem

– Lixo doméstico

Animais mortos

Resíduos hospitalares

Resíduos perigosos/contaminados: pilhas, baterias, lâmpadas, cartuchos/tonner, etc

 – Qual o horário de funcionamento dos Ecopontos?

Segunda-feira a Sábado, das 7h às 19h

 – Informações:

Central de Atendimento do Comitê Gestor de Limpeza Urbana: 0800 098 1636.