O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Geral

Pré-matrícula na rede estadual de São Luís prossegue até dia 19 deste mês

Estudantes interessados em uma das vagas das unidades escolares da rede estadual, na capital, têm até esta sexta-feira (19) para fazer a pré-matrícula online. São disponibilizadas vagas nas unidades da rede de Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMAs), Centros Educa Mais e escolas regulares. A pré-matrícula pode ser feita por meio do link: https://www.educacao.ma.gov.br/pre_matricula/.

As pré-matrículas estão abertas para três modelos de aprendizado. No IEMA é ofertado o ensino integral com Ensino Médio e curso profissionalizante; os Centros Educa Mais oportunizam o ensino integral com oferta de Ensino Médio; e as escolas regulares dispõem o Ensino Médio em tempo parcial, no qual o estudante pode escolher o turno que deseja estudar.

A lista dos estudantes pré-matriculados nos Centros Educa Mais será divulgada na segunda-feira (22). A confirmação de matrícula está prevista para divulgação no período de 23 a 26, nas próprias escolas, seguindo a letra inicial do nome do estudante. O cronograma para alunos com nomes começados de A a E será dia 23; de F a O, previsto para dia 24; de P a Z, dia 25; e os estudantes remanescentes, marcado para dia 26. Até o momento, começaram as aulas nas escolas integrais do interior do estado.

Preparatório

Antecipando o início das aulas, a rede estadual promove a Semana Pedagógica nas unidades escolares. O objetivo é preparar os educadores para retorno às atividades e promover a troca de práticas entre professores e supervisores da rede.

Utilizando a internet, os educadores reúnem-se na plataforma do Google Meet para o diálogo e o compartilhamento de experiências exitosas em tempos de pandemia. Os diálogos são mediados pelos articuladores do Mais Ideb da URE São Luís. O momento possibilitará a socialização de 11 iniciativas bem-sucedidas, com as boas práticas relatadas por áreas de conhecimento, entre os professores e equipe de suporte pedagógico.

“Dessa forma, vamos fomentar o convívio entre os centros de ensino de São Luís e fortalecer a troca de informações necessárias ao desenvolvimento, produção e interlocução do saber, considerando este momento tão particular, vivenciado por todos”, pontua a gestora regional de Educação, professora Eva Barros.