O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Especialistas dão dicas para quem teve os seus documentos vazados

Especialistas dão dicas para quem teve os seus documentos vazados

De acordo com o dfnfr lab, do laboratório de segurança digital da PSafe, um grande vazamento de dados pode ter exposto dados de mais de 220 milhões de brasileiros. As informações roubadas contêm CPF, nome completo e data de nascimento, inclusive dados sensíveis de grandes autoridades do país.

Ricardo Tavares, coordenador e professor da pós em segurança cibernética no Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP), recomenda que a pessoa física fique atenta a possíveis fraudes. “Os criminosos podem utilizar as informações pessoais em lojas, crediários, meios financeiros para realizar compras no nome da pessoa que teve o seu dado vazado. Por isso, o ideal é que o consumidor monitore o seu CPF para ver se houve alguma tentativa de uso do documento”, explica Tavares.

Ainda segundo o professor, o consumidor pode processar a empresa que vazou as informações. “Ao descobrir qual companhia teve o banco de dados expostos, a pessoa física pode recorrer ao Procon e ou buscar seus direitos de acordo com a LGPD processando o responsável pelo vazamento, por exemplo”, finaliza.

Além do Tavares, temos o Jeferson D´Addario, que é fundador e CEO do Grupo Daryus, composto por uma empresa de consultoria, uma de educação e uma aceleradora de startup, que tem o foco em Gestão de Riscos, LGPD, Continuidade de Negócios, Perícia Forense Digital, Cibersegurança e Governança de Tecnologia da Informação e Inovação. Formado em Tecnologia, Marketing e Negócios, e pode contribuir mais com o tema.

D´Addario possui mais de 20 anos de experiência em TI e Consultoria, soma mais de 40 projetos no Brasil e América Latina em Continuidade de Negócios, Resiliência Empresarial e Segurança da Informação. Há 15 anos criou a Daryus Educação, empresa do Grupo que fornece cursos de formação e pós-graduação em Gestão de Continuidade de Negócios, Gestão de Segurança da Informação, Gestão de Riscos e Recuperação de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Ainda, o executivo é Consultor Sênior em Continuidade de Negócios (Riscos, BIA, Crises, Planos), e possui certificados em CBCP pelo Disaster Recovery Institute International – DRII (USA), MBCI pelo Business Continuity Institute – BCI (UK), CRISC pela ISACA (USA), Instrutor Oficial do Disaster Recovery Institute International (USA), Instrutor Oficial da PECB – Canada, Auditor líder em ISO 27001 e Auditor líder em ISO 22301.

O Grupo Daryus, composto por três unidades de negócios para Consultoria, Educação e Startups, conta com uma equipe especializada para esse tipo de serviço na Daryus Consultoria. Já a Daryus Educação é pioneira na criação dos cursos de pós-graduação em Gestão e Tecnologia em Segurança da Informação, Cyber Security e Perícia Forense Digital.

Sobre a Daryus Consultoria

O Grupo Daryus, empresa brasileira com experiência no mercado nacional e internacional, é referência na prestação de serviços em Consultoria e Educação. A Daryus Consultoria, unidade estratégica de negócios do Grupo, integra as áreas de Continuidade de Negócios e Gestão de Riscos, Governança e Gestão de TI, Privacidade e Proteção de dados pessoais (LGPD) e Segurança da informação e cibersegurança. Desde 1998, proporciona aos seus clientes apoio à gestão empresarial, estratégia e de riscos e, com isso, atende organizações líderes de vários segmentos. Seus parceiros internacionais incluem: DRII, EXIN, ISACA, PECB, PeopleCert, Axelos e DMI. Dentre os prêmios conquistados estão SECMASTER 2006 pela ISSA International e Infragard USA 2011. Para mais informações, acesse: https://www.daryus.com.br/consultoria