Giro de Noticias

Possibilidade de apagão faz disparar aluguel de geradores no Brasil

O que aconteceria se você perdesse eletricidade por um longo período? Pense nisso. Sua iluminação, aquecimento e refrigeração central, eletrodomésticos, eletrônicos e o senso geral de segurança seriam eliminados. 

Se você precisar de eletricidade para alimentar equipamentos médicos ou trabalhar principalmente em casa, terá que se esforçar para encontrar uma fonte de energia alternativa. 

Desnecessário dizer que a perda de eletricidade teria um impacto muito significativo na vida da maioria das pessoas.

E a realidade é que a atual crise hídrica brasileira está criando cenários onde esses desafios estão se tornando cada vez mais possíveis. E como resposta do próprio mercado, o número de geradores alugados está crescendo cada vez mais.

Crise hídrica iminente

Com a falta de chuvas, cada vez mais barragens e reservatórios estão reduzidos a níveis alarmantes de água disponível. Isso acaba gerando na população um medo constante de apagões elétricos, uma vez que as cadeias de geração de energia não conseguem suprir toda a procura por eletricidade.

Para tentar compensar essa insegurança, a demanda por geradores elétricos, movidos a diesel ou gás, que podem ser utilizados como fonte de alimentação de reserva em empresas e condomínios residenciais, já apresenta crescimento.

A razão por trás disso é bem simples: existem setores que não podem parar de forma nenhuma. Alguns exemplos incluem hospitais, indústrias de alimentos e data centers. 

A busca por geradores se intensificou recentemente, em movimento semelhante ao verificado na crise energética de 2001.

Crescimento no segmento

A busca por geradores se intensificou recentemente, em movimento semelhante ao verificado na crise energética de 2001. O momento atual representa um risco considerável para quem tem a eletricidade como componente estratégico de seus negócios. 

As empresas estão acompanhando as decisões do setor elétrico, mas já se preparam para cenários ainda piores.

De acordo com a Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), o aumento nas vendas de geradores foi de aproximadamente 129%, apenas no segundo trimestre de 2021. Um número que revela a preocupação do mercado em se proteger contra imprevistos elétricos. 

E, como se não bastasse o impulso gerado pelo medo de possíveis apagões, as altas constantes no valor da conta de luz também têm grande contribuição no aumento da procura por geradores.

A situação é tão crítica, que no início do mês de setembro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a criação de uma nova bandeira tarifária chamada de bandeira “escassez hídrica”. 

Até então, estava acionada a bandeira vermelha patamar 2, que adicionava uma taxa de R$ 9,49 à conta de energia por cada 100 kW/hora consumidos. A bandeira da escassez hídrica adiciona R$ 14,20  a cada 100kW/hora consumido – cerca de 50% mais cara.

Tendo essas mudanças em mente, as empresas perceberam que os geradores elétricos podem ser uma solução muito eficiente para economizar.

Geradores podem ser a resposta para os momentos de crise

Como você viu, é impossível garantir o fornecimento ininterrupto de energia na rede pública, por isso é importante que empresários e cidadãos saibam o que fazer se precisarem usar geradores para obter uma fonte temporária de energia. 

Contar com esse tipo de conhecimento pode ser vital para superar momentos críticos como esses.

Vale lembrar que além dos baixos níveis nos reservatórios, as falhas de energia podem acontecer por vários motivos:

  • Apagões planejados, que são programados para que manutenções nas redes possam ser concluídas com segurança;
  • Cortes de energia não planejados, que podem ser causados por qualquer coisa, desde carros batendo em postes de energia, coisas voando em linhas aéreas ou pessoas batendo em linhas subterrâneas com equipamentos de escavação.

Supermercados, shoppings, hospitais, indústrias e edifícios comerciais estão entre os compradores que desembolsam bons valores pelos equipamentos. Movidos a diesel ou gás, os geradores são usados como fonte emergencial no caso de apagão.

O equipamento também serve como uma alternativa para evitar custos mais elevados das distribuidoras de eletricidade, especialmente no horário de pico quando as empresas pagam mais caro pela luz.

Quais são as vantagens de contar com um gerador elétrico?

Três das principais vantagens de ter um gerador de reserva para empresas (e até mesmo residências) incluem:

  1. Um gerador de reserva fornece energia automaticamente. Você não precisa estar presente em sua casa/empresa para manter a energia quando houver queda de energia. Se estiver de férias e ocorrer uma queda de energia, um gerador de reserva pode garantir que seus equipamentos estejam funcionando e seu sistema de segurança permaneça armado.
  2. Um gerador elétrico pode alimentar suas operações o quanto for preciso. Dependendo da sua necessidade, sempre vai existir uma opção capaz de suprir toda a sua demanda elétrica;
  3. Um gerador em boas condições vai funcionar sempre que precisar de energia.

As pessoas ficam vendo as notícias sobre possíveis apagões e racionamento e ficam assustadas. Ninguém quer ficar sem energia. 

É por isso que a demanda por esse tipo de solução vem crescendo e cada vez mais pessoas estão colhendo os benefícios dos geradores elétricos.

Como usar um gerador durante um apagão?

É simples. Quando a energia é cortada, o gerador detecta automaticamente que há uma interrupção no fornecimento de energia elétrica. 

Sempre que há um problema, ele liga imediatamente e começa a gerar eletricidade para alimentar os eletrodomésticos, luzes e equipamentos em sua casa ou empresa. Como o dispositivo é abastecido por combustível, não há necessidade de ligá-lo manualmente.

Contando com um gerador de reserva, você terá a eletricidade rapidamente restaurada e a manterá funcionando até que as conexões da rede elétrica sejam reparadas. 

Por estar conectado à linha principal, os proprietários podem ter certeza de que ele manterá a energia ligada até que o serviço de utilidade pública retorne. Quando a energia da rede elétrica volta, o gerador de backup detecta que foi restaurado e volta automaticamente ao modo de espera.

É exatamente devido a essa praticidade, que dezenas de empresas estão recorrendo ao aluguel de gerador como uma solução prática, econômica e eficaz contra os possíveis riscos de apagão.