O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Plantão

Porto do Itaqui no AAPA Latino 2021

O Porto do Itaqui participou da 29ª edição do AAPA Latino, o Congresso Latino-americano de Portos, realizado pela Associação Americana de Autoridades Portuárias em Cartagena, na Colômbia, nesta semana. O encontro reúne autoridades portuárias para debater projetos atuais e futuros. O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago, falou sobre resultados e potencialidades e apresentou o Porto do Itaqui Labs, programa de inovação do porto público do Maranhão, em um painel exclusivo para lideranças brasileiras.

O painel Projetos Estruturais do Setor Portuário, realizado na tarde da última terça-feira, 30 de novembro, além de Ted Lago, contou com o secretário nacional de Portos e Transporte Fluvial, Diogo Piloni; o diretor-presidente da Santos Port Authority (SPA), Fernando Biral; o diretor de Desenvolvimento dos Portos do Paraná, André Luiz Pioli; o presidente da Companhia Docas do Espírito Santo, Antônio Julio Castiglioni Neto; o superintendente do Porto do Rio Grande, Paulo Fernando Estima; e o diretor de Planejamento e Gestão do Porto de Suape, Francisco Leite Martins.

“É uma honra para nós poder mostrar nossos avanços neste fórum tão importante para o setor portuário desse território. Apresentei aqui a série de iniciativas que vem modernizando o nosso porto e melhorando não só os resultados, mas também a eficiência operacional com tecnologia e inovação. Ter um painel exclusivo para a realidade brasileira demonstra o valor dos nossos portos públicos no cenário atual e essa troca de experiências que o encontro promove é fundamental para o desenvolvimento de projetos atuais e futuros”, disse Lago. 

O Porto do Itaqui está consolidado como hub de combustíveis e grãos, líder no Arco Norte do Brasil. Com certificações de excelência na gestão da Qualidade, do Meio Ambiente e de Segurança da Informação, prepara-se para superar a marca de mais de 30 milhões de toneladas de cargas movimentadas neste ano. Esse resultado demonstra um trabalho focado em melhoria contínua e com a missão de desenvolver o Maranhão e região, gerando emprego e renda ao longo de diversas cadeias produtivas.

A AAPA é a instituição que representa aos portos públicos de grande profundidade dos Estados Unidos, Canadá, América Latina e Caribe. Sua missão é promover os interesses comuns da comunidade portuária e fomentar a liderança nas áreas do comércio, transporte, meio ambiente e outros assuntos relacionados ao desenvolvimento portuário e suas operações.