Porto do Itaqui marca presença na Intermodal, em São Paulo

O Porto do Itaqui participou, nesta semana, da 26ª Intermodal South América, a maior feira de logística, transporte e comércio exterior da América Latina, realizada em São Paulo. Nesta edição do evento, o porto público do Maranhão destacou pelo menos dois novos diferenciais competitivos: a ampliação da linha de cais com o nono berço, que acaba de entrar em operação, e o Programa de Inovação, que reúne uma série de iniciativas para desenvolver soluções e oferecer melhorias para o Complexo Portuário do Maranhão.

“Foi mais uma participação importante nesta feira, que reúne vários players dos setores de logística e portuário, em que tivemos a oportunidade de mostrar nossos avanços nesses últimos anos, apresentar os diferenciais competitivos do Porto do Itaqui para novos clientes e captar novas cargas”, afirmou Ted Lago.

Em função do cenário internacional impactado pela guerra entre Rússia e Ucrânia, houve demanda de novos fornecedores para recepção de fertilizantes, com destaque para a América do Norte. “Nossa localização em relação ao Canadá, que é um desses fornecedores, oferece vantagem competitiva em comparação com outros portos do país”, disse Lago.

O time do Itaqui no evento contou com a presença do presidente Ted Lago, membros da diretoria, equipe técnica e da comunidade portuária. O estande do Itaqui no evento foi também um espaço para que os parceiros apresentassem projetos em andamento, como os novos terminais de combustíveis e celulose, dentre outros.

Esta edição da Intermodal South América marca o retorno do formato presencial, suspenso nos últimos dois anos por causa dos protocolos de saúde impostos pela pandemia de Covid-19. Foi, portanto, não somente um fórum de negócios, mas também uma oportunidade de reencontro das pessoas que atuam nos setores logístico e portuário.

Para a equipe do Porto do Itaqui, além das intensas rodadas de reuniões e atendimento – dado o crescente interesse que o mercado tem demonstrado pelo porto maranhense – foi também oportunidade para interagir com outros parceiros, trocar experiências e reafirmar a importância do Itaqui para o país.