Motoniveladoras entregues pelo Governo do Estado ajudam municípios em trabalhos de infraestrutura

O Governo do Estado entregou 139 motoniveladoras às prefeituras maranhenses nos últimos cinco anos. O objetivo é manter a infraestrutura nos municípios, em especial a qualidade nas estradas vicinais, de acesso aos povoados, que precisam de manutenção periódica, pois se deterioram por causa de danos causados pelas chuvas, crescimento dos matagais, entre outros problemas que dificultam ou interrompem o tráfego nessas vias. 

A estratégia do Governo do Estado visando a melhoria da infraestrutura nos municípios maranhenses é executada, ao longo da gestão do governador Flávio Dino, via Programa Caminhos da Produção. Entre as atividades do programa está a entrega das motoniveladoras por meio de parcerias com as prefeituras. “Com o Caminhos da Produção, garantimos acesso seguro aos povoados dos municípios e melhorias da infraestrutura das cidades do Maranhão”, enfatiza o Flávio Dino. A ação, iniciada em 2017, é coordenada pela Secretária de Estado de Infraestrutura (Sinfra) com investimentos no valor de R$ 83,4 milhões.

Motoniveladora é um veículo usado em obras de engenharia civil. No Programa Caminhos da Produção, operam, basicamente em duas frentes: manutenção de estradas vicinais de acesso aos povoados e em obras de infraestrutura em vias urbanas nas sedes dos municípios. Os serviços realizados por essa máquina, muito úteis em períodos chuvosos, são os de nivelamento de estradas e ruas e terraplanagem em geral.

A ideia do programa é tornar as estradas vicinais mais seguras e confortáveis, melhorando a qualidade de vida dos moradores e dando apoio aos produtores rurais. Essas vias também são responsáveis por escoar a produção agrícola. Logo, têm importância no abastecimento das zonas urbanas.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto afirma que estradas vicinais ruins causam prejuízos aos veículos e até mesmo interrompem o tráfego. Isso impede a circulação de mercadorias e pessoas e a chegada de serviços como os de saúde, educação, segurança e assistências social.

Clayton Noleto, ressalta que a entrega das motoniveladoras, por meio do Caminhos da Produção, representa, de forma concreta, a característica municipalista da gestão do governador Flávio Dino. 

“Essas máquinas são amplamente utilizadas e favorecem o incremento da produção nos povoados, sobretudo a da agricultura familiar; é uma experiência de sucesso, que está proporcionado melhor qualidade de vida para os maranhenses”, explica Clayton Noleto. 

O prefeito de Amarante do Maranhão, Vanderly do Comércio, reforçou a importância das iniciativas do programa para o crescimento dos municípios. “O governador Flávio Dino, e o vice-governador, Carlos Brandão, consolidam, nesta gestão, o apoio firme às prefeituras. Só temos a agradecer essa e outras parceria e que elas se ampliem”. 

Para o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Rodrigo Lago, o melhoramento e manutenção de estradas vicinais, além de contribuir para o escoamento da produção dos pequenos produtores em cada região, proporciona mais conforto segurança para locomoção das pessoas. “Estas estradas são, geralmente, municipais e de menor tráfego, muitas vezes de terra, que dão acesso a localidades mais afastadas”, explica.

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Henrique Lula, afirma que estradas vicinais bem estruturadas incentiva ao escoamento da produção e fortalece às cadeias produtivas. “A entrega de motoniveladoras, somada a outras diversas ações do governador Flávio Dino, inventiva o desenvolvimento da agricultura e outras atividades produtivas nos povoados dos municípios do Maranhão”.  

De acordo com o secretário Henrique Lula, além das medidas para melhoria do escoamento, que estão sendo realizadas pelo Governo do Maranhão, nos últimos 7 anos, várias medidas proativas são promovidas, não somente com as prefeituras, mas com entidades da sociedade civil. “Essa união de esforços e recursos do governador Flávio Dino geram as condições necessárias para que o estado possa ter mais produção, emprego e oportunidades de crescimento”.