Porto do Itaqui é destaque no Anuário Aquaviário da Antaq

O Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgado nesta quarta-feira (2), confirmou o Porto do Itaqui entre os que mais movimentaram cargas em 2021, além de ser um dos que mais cresceram entre os dez principais portos públicos do país. Com mais de 31 milhões de toneladas movimentadas no último ano, o Itaqui registrou crescimento de 22,61% em relação a 2020.

“Os dados da Antaq confirmam o empenho do trabalho da equipe EMAP e de todos os parceiros que estão presentes nas diversas cadeias produtivas movimentadas pelo Porto do Itaqui. Em 2021, superamos as metas projetadas e quebramos 24 marcos históricos, sendo nove recordes anuais, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico do estado do Maranhão. Nossa responsabilidade aumenta e o compromisso também. Para 2022 a projeção é seguir ampliando investimentos e crescer ainda mais”, afirmou o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago. 

De acordo com os dados divulgados pela agência, as cargas com maior alta no Porto do Itaqui em 2021 foram as de granéis líquidos, 56,7% acima do que foi movimentado no ano anterior. Também tiveram crescimento as operações de granéis sólidos (11,62%) – especialmente os grãos, que registraram aumento de 15%, os fertilizantes com crescimento de 26% e a carga geral com 8,5% a mais. 

A Antaq pontuou ainda a consolidação do Arco Amazônico, região que compreende os estados do Maranhão, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins como um dos principais corredores logísticos para o escoamento da produção nacional de grãos, respondendo por 45% do volume movimentado no país. 

As operações de cargas no setor portuário do país cresceram 4,75% em relação ao ano passado, conforme o Estatístico Aquaviário da Antaq e, juntos, os portos organizados, terminais autorizados e arrendados, movimentaram 1.2 bilhão de toneladas no período.  

Em relação ao perfil de carga, houve aumento da movimentação de granel sólido (1,77%), granel líquido e gasoso (8%), contêineres (11%) e carga geral solta (11,34%), na comparação com o mesmo período. 

A expectativa para 2022, segundo a Antaq, é de que a movimentação dos portos brasileiros alcance 1,239 bilhão de toneladas, alta de 2,4% em relação a 2021. Os estudos da agência também apontam manutenção da curva de crescimento no volume de cargas operadas nos portos até 2026, quando se espera que o setor portuário nacional atinja o patamar de 1,402 bilhão de toneladas.